WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

06/12/2013 - Secretaria de Infraestrutura trabalha para suprir as demandas de podas de árvore

Com a chegada do período de chuvas as solicitações aumentam

A Secretaria de Infraestrutura está trabalhando para colocar em dia as demandas relativas à poda de árvores na cidade. Conforme informou o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, no período de seca chegam em média 15 pedidos de poda ou corte de árvore semanalmente. No período chuvoso esse número mais que dobra, chegando a cerca de 40 pedidos por semana.

“Trabalhamos com uma equipe reduzida, mas estamos fazendo o possível, temos que seguir trabalhando para termos uma cidade limpa e bonita”, afirma Indaiá. Atualmente a secretaria conta com quatro equipes compostas por 28 pessoas e por dois caminhões pequenos para realizar esse tipo de serviço. “Para melhorar o atendimento precisamos de mais 15 pessoas e mais dois caminhões”, completa o secretário.

 A poda ou corte de árvores no município é realizada apenas com a autorização da prefeitura, solicitando primeiramente à Secretaria de Meio Ambiente (Semat) que então repassa a demanda para a Secretaria de Infraestrutura para realizar o serviço.

Segundo a diretora do Departamento de Recursos Ambientais da Semat, Luciana Polati Bisinoto, no início deste ano a secretaria estava com as demandas relativas à vistoria de licença de poda e corte de árvores atrasadas, devido à mudança de mandato. Por isso foi realizada uma força tarefa para colocar em dia as solicitações.

“Conseguimos atingir o nosso objetivo e hoje não temos nenhuma demanda em atraso, isso foi o resultado dos esforços da nossa equipe”, disse a diretora. No mês passado foram recebidas122 solicitações para a poda e corte de arvores.

No caso de o morador desejar a poda de árvore ele deve entrar em contato com a prefeitura, através do fala cidadão 0800-940-0101 (só chamada de telefone fixo) ou 3318-0800 (fixo e celular), e fazer a solicitação.  Já no caso de corte de árvore é necessário realizar contato pessoal, diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente, com toda documentação necessária. Lembrando que todas as demandas passam por avaliação. A lista de documentos obrigatórios pode ser encontrada no site  http://www.uberaba.mg.gov.br/sip/client/135608.pdf

É importante ressaltar que a PMU somente executa corte ou poda de árvore em propriedades públicas (calçadas, áreas verdes, etc.). Caso seja em propriedade privada (residências, fábricas, instituições, etc.) a prefeitura emite somente a autorização e o requerente deverá providenciar a execução. Quando se realiza o corte é feito próximo à base da árvore, sendo de responsabilidade do requerente a retirada das raízes e o plantio de nova espécie conforme medida compensatória imposta.

Caso ocorra o corte ou a poda sem autorização, o proprietário do imóvel poderá receber multa no valor de 1 a 50 UFMs (Unidade Fiscal do Município). A prefeitura não realiza poda ornamental e, caso o morador deseje ele poderá retirar o requerimento e contratar um jardineiro. Na realização da poda de árvore não é permitido à retirada de mais de 30% da copa. Se isso ocorrer, o proprietário do imóvel será multado em 10 UFMs que correspondem hoje a R$1.500,00.

 

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar