WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

28/11/2013 - Prefeitura apoia ação voltada para a acessibilidade

Evento, organizado pela ONG Voluntários da Acessibilidade, foca nos direitos básicos do cidadão com deficiência

Voltada para ações de educação no trânsito, a campanha da ONG Voluntários da Acessibilidade, pretende conscientizar os motoristas em relação a não utilização de vagas reservadas para deficientes, bem como a respeitar o acesso a rampas para deficientes físicos, visuais e também idosos. Com o apoio da Prefeitura de Uberaba a ONG lançará uma campanha, no próximo dia 05, em que se comemora do Dia Internacional da Acessibilidade.

Segundo a presidente da ONG, Claudia Maia, o objetivo da campanha é educar motoristas através de ações pontuais. “Estamos criando vídeos educativos com a finalidade de sensibilizar a população da importância de preservar o direito do cadeirante de ir e vir. Já temos uma conta na rede social para discutir a questão e outras ações que giram em torno de cartazes, confeccionados em tamanho real de placas proibitivas, com dizeres chamativos, como por exemplo: SER CADEIRANTE NÃO É UMA OPÇÃO, É UMA CONDIÇÃO, ESTA VAGA NÃO É SUA NEM POR UM MINUTO! Também distribuiremos panfletos sobre a importância de manter as calçadas livres. Esse material será entregue em bares, eventos, feiras livres e outros”, explicou.

Voluntariado – Outro foco da campanha é para arrebanhar voluntários. Segundo Maia, estes voluntários podem ser, inclusive, os comerciantes que garantiram a acessibilidade em seu estabelecimento. Ao ver uma irregularidade, como por exemplo, um cidadão que estaciona em vaga de deficiente sem ser, ou que impeçam a utilização da rampa de acesso, o comerciante mais próximo poderá colocar no para-brisa do veículo um panfleto fazendo o alerta. Maia revelou também que um dos vídeos mostra cadeiras de rodas estacionadas em vagas de estacionamento com cartazes escritos: Fui ali e volto em um minuto.

“Normalmente esta é a desculpa que alguns motoristas usam quando ocupam uma vaga de deficiente. Então nossa ação é de sensibilização, mas com um perfil mais dinâmico, chamativo e que tem como objetivo garantir que o motorista que for flagrado nesta situação, não a repita. Também contaremos o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, pois queremos promover blitz educativa, com a presença dos voluntários, artistas, justamente para chamar a atenção. A sociedade precisa estar mais atenta a esta questão e contamos com o apoio de todos”, finalizou.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar