WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

23/11/2013 - PMU avança com reforma da Mata do Ipê

Desde o mês de fevereiro quando foi interditada devido à grande quantidade de readequações necessárias para o bom atendimento e segurança dos visitantes, a Mata do Ipê vem passando por reestruturações em todas as áreas. Através das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo e Infraestrutura, a Prefeitura de Uberaba, está desenvolvendo o trabalho com o apoio de empresas da iniciativa privada.

Várias ações já foram executadas desde o seu fechamento. O manejo florestal foi à primeira ação quando foi realizada a limpeza do local com a retirada de galhos secos e plantas mortas. Neste processo de revitalização, será feito ainda o plantio de novas mudas de plantas mais adequadas para o local, inclusive com espécies arbustivas com flores para atrair aves migratórias. A mata também contará com placas de identificação das principais espécies de árvores existentes. Esta ação tem como objetivo atender a antiga reivindicação de visitantes do parque, principalmente, auxiliar no processo de educação ambiental desenvolvido pelas escolas de Uberaba.

Várias ações de melhoria já foram executadas, entre elas a elevação das represas e a desobstrução dos canais de água. O muro ao redor da mata está em processo de conclusão.  Já o asfaltamento das passarelas é uma das novidades estabelecidas pelo plano de ação que vai oferecer maior segurança aos visitantes do local. A reforma total dos banheiros e manutenção da parte elétrica do parque, também oferecerá maior conforto aos visitantes.

As lagoas sofreram reformas em toda sua extensão. As espécies de peixes existentes atualmente serão substituídas, como no caso das tilápias que serão substituídas por carpas coloridas, espécies mais adequadas para o local de grande visitação pública.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, todo trabalho está sendo realizado com mão de obra da própria Prefeitura e isto requer algumas adequações de pessoal, mas tudo feito em prol de oferecer o melhor para a comunidade. “Alteramos praticamente todo o projeto inicial de reforma e adequação da mata. Isso fez com que aumentasse o serviço e também a mão de obra, mas já estamos caminhando para o processo de conclusão da parte estrutural. Estamos empenhados em liberar a mata o mais rápido possível e logo estaremos abrindo o parque para visitação da comunidade”, concluiu o secretário.

O biólogo Thiago Humberto da Silva destacou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo está buscando junto ao IBAMA a liberação de algumas espécies de aves para a mata, como por exemplo, pavão, faisão e cisne. “A Mata do Ipê está sendo adequada para atrair novas espécies da fauna e flora brasileiras que darão nova característica no local, servindo de observatório natural para os visitantes, principalmente, os estudantes e pesquisadores”, concluiu ele.

Jornalista Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar