WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

15/11/2013 - Minas assina compromisso com a Petrobras

O prefeito Paulo Piau comemorou a ação do governo mineiro de assinar um termo de compromisso, ontem (14), com a Petrobrás para a construção da fábrica de amônia em Uberaba. Segundo Piau, à ação vem reforçar e consolidar o compromisso do Estado com a obra.

“Esta ação vem confirmar de maneira clara que o projeto está caminhando. Em 2011 demos início a este projeto e agora o governo e a Petrobras deixam claro que não há retorno e sim, acredito, estamos iniciando uma nova fase deste projeto que começou com as negociações, investimento, área e licitação. Agora é um novo momento e avalio que a Petrobras em breve divulgará novas informações”, destacou.

Piau também lembrou do imbróglio envolvendo o gasoduto, ao afirmar que esta atitude do governo demonstra que o gás chegará a Uberaba, de qualquer forma para abastecer a planta. “Quando estive com o governador ele me garantiu que Minas traria o gás mesmo que fosse nas costas. A ação de hoje reforça o compromisso do  Estado com a empresa que está investindo R$ 2,3 bilhões e com início de funcionamento previsto para 2016”, disse.

Dados – Conforme informações divulgadas pela assessoria do governo, a fábrica possui uma capacidade projetada de, aproximadamente, 1,5 mil toneladas por dia de amônia, o que corresponde a 519 mil toneladas por ano. Projeta-se também a venda de aproximadamente 277 mil t toneladas por ano de dióxido de carbono (CO2). O investimento será de cerca de R$ 2,3 bilhões e o início de operação está previsto para novembro de 2016.

À Petrobras coube a elaboração dos estudos técnicos e econômicos, já realizados, para a instalação da Unidade. O novo protocolo reafirma o compromisso das partes para viabilização da fábrica e estabelece uma série de condições para que a unidade seja efetivamente instalada. Além de desenvolver a região do Triângulo Mineiro, a implantação da fábrica de amônia em Uberaba reduzirá a dependência do país da matéria-prima para a fabricação de fertilizantes, importante insumo do agronegócio. Em 2012, 61% da demanda por amônia no Brasil foi atendida pelo mercado externo (Fonte: ANDA, 2013).

Uberaba abriga expressivo polo produtor de fertilizantes, tendo como âncora a Vale Fertilizantes (antiga Fosfértil), responsável pelo abastecimento de 40% do mercado brasileiro. Na região, estão entre as maiores jazidas brasileiras de rochas fosfáticas, a de Tapira, que atende à planta de Uberaba, e a de Salitre, que atenderá a nova unidade da Vale Fertilizantes em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Atualmente, grande parte da amônia consumida na região é importada via porto de Santos e transportada por carretas até a planta situada no Distrito Químico de Uberaba. Com a produção da matéria-prima em Uberaba, a expectativa é de que o segmento reduza os custos com transporte do material, possibilitando a redução de custos de produção. A produção de amônia no município também retirará das principais estradas, diariamente, cerca de 100 caminhões por dia transportando o produto, evitando acidentes ambientais e riscos para a população.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar