WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

06/11/2013 - Caminhada Passos que Salvam é lançada em Uberaba

A Prefeitura de Uberaba em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos e o Hospital Doutor Helio Angotti lançaram o projeto “Caminhada Passos que Salvam”, na tarde de ontem, no Anfiteatro do Centro Administrativo. O objetivo da caminhada é conscientizar a despertar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e combate do câncer em crianças e jovens.

Participaram do evento o vice-prefeito Almir Silva, a primeira dama Heloísa Piau, Valéria Kalil representando o secretário da Saúde Fahim Sawan, o presidente do Hospital Dr. Helio Angotti, Délcio Scandiuzzi, além da representante do Hospital do Câncer de Barretos e coordenadora do projeto, Naima Katib.

A caminhada será realizada no próximo dia 24, às 9h, em mais de 80 cidades brasileiras, de cinco estados. A concentração começa às 8h30. Em Uberaba, ela terá início no Mercado Municipal e seguirá até a Praça da Concha Acústica, passando pela Avenida Fidélis Reis. Para participar da caminhada, basta adquirir o kit com camiseta, boné e cadarço. Os recursos arrecadados serão utilizados em campanhas de diagnóstico precoce. Em 2012, participaram 22 cidades, dos estados de São Paulo e Rondônia. Daqui cinco anos, a expectativa é que a caminhada contemple todo o país.

De acordo com Almir Silva, a luta contra o câncer é um dever de todos, sendo de cargo público ou não. “Incentivar o diagnóstico precoce é de suma importância para o tratamento. A Prefeitura é parceira desse evento, pois entendemos a importância da ação e temos consciência da nossa responsabilidade e do nosso papel nesse luta”, ressaltou.

Segundo Naima Katib, no universo de 100 crianças, o Hospital de Barretos consegue curar em torno de 50 a 55 crianças. “No Hospital St. Jude, em Memphis, nos Estados Unidos, a cada 100 crianças, 96 são curadas. Fomos até lá ver de perto como eles conseguem fazer isso e descobrimos que a resposta são 50 anos de pesquisa e o alerta à população sobre o diagnóstico precoce. Temos acesso direto ao hospital e com isso nossas chances de cura aumentam muito. Esse é o projeto do século e temos o dever de aumentar o índice de cura. Depois da caminhada de 2012, dobrou o índice de pessoas que procuram tratamento em tempo”, enfatizou.

Katib explicou que os sinais do câncer em crianças e jovens são muito parecidos com sinais de outras doenças mais simples. “Geralmente quando a criança chega ao Centro, a doença já está muito avançada e não conseguimos fazer nada. Falta a criança chegar mais cedo, porque 90% dos casos podem ser curados. Quando ela está com câncer, toda a família fica doente também. É preciso ficar atento e investigar os sintomas dos filhos, alunos e vizinhos, pois o Brasil possui todos os equipamentos e a ciência para fazer o tratamento”, disse.

Ainda conforme a coordenadora, os casos mais comuns de câncer infanto-juvenil são leucemia, linfoma, ósseo e abdômen, onde geralmente a febre está associada a todos. “Os sintomas mais comuns além da febre são cefaleia e vômito matutino, mudança de comportamento, sonolência, irritabilidade, mudança no desempenho escolar e perda de interesse pelas coisas normais”, completou. Atualmente, a doença é responsável por 90% das mortes em pediatria.

Mais informações sobre como adquirir o kit para a caminhada pelo telefone 3318-0365. A expectativa é a de que 80 mil pessoas participem da caminhada no Brasil, sendo que 700 kits são destinados para Uberaba.

No dia 23 de novembro é comemorado o Dia de Luta Contra o Câncer Infantil.

 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar