WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

31/10/2013 - Prefeitura irá implantar Circuito de Ciclofaixas

A Prefeitura de Uberaba irá implantar um Projeto de Ciclofaixas para passeios ciclísticos voltados para o lazer das famílias. “Nossa proposta inicial é a de criar um circuito menor, onde as famílias possam levar as crianças para passear pela cidade, de forma segura”, afirma o chefe de Gabinete, Fernando Hueb.

 O assunto foi discutido durante reunião nesta quarta-feira (30), no Centro Administrativo, quando estiveram presentes, além do chefe de Gabinete, os secretários de Trânsito, Emanuel Kappel e de Governo, Wellington Cardoso Ramos, o superintendente Geral de Planejamento Urbano e Rural, Realino Augusto de Oliveira, o diretor do Departamento de Trânsito, Rodrigo Carmelito e o superintendente de Planejamento e Transporte de Uberaba, Claudinei Nunes.

Fernando Hueb destaca que o projeto piloto deverá ser implantado até o dia 15 de novembro, se não houver imprevistos. O circuito fechado terá 6 km e o trajeto inicia na rotatória prof. Murilo Pacheco de Menezes (Medalha Milagrosa) subindo pela Av. Santos Dumont até o Aeroporto, seguindo pela Av. Nenê Sabino até a Rua Antônio Rios, descendo na Rua Maranhão até o Fórum, passando pela Av. dos Advogados e pela Rua Pedro Salomão até retornar à rotatória da Medalha Milagrosa.

As ciclofaixas serão implantadas/sinalizadas ao lado do canteiro central. A via será de uso exclusivo de ciclistas nos domingos e feriados, das 8h às 17h. O espaço será delimitado com tinta vermelha e sinalização vertical e horizontal. “Estamos seguindo a tendência de outras cidades que já instalaram as ciclofaixas e são locais onde o sistema tem dado certo. Acreditamos que o impacto no trânsito não será muito grande, pois o movimento de carros é pequeno nos domingos e finais de semana”, explica Hueb.

A idéia é, a partir do projeto piloto, expandir o circuito para outros locais da cidade como Avenida da Saudade, Parque de Exposição Fernando Costa, Avenida João XIII e Univerdecidade. “Vamos criar um cronograma para elaboração desses circuitos e tentar contemplar a cidade inteira, não só as famílias, como também os praticantes do ciclismo. Queremos que, com o tempo, toda a cidade seja contemplada”, ressalta Hueb.

Ciclovias

A implantação de ciclovias também está em analise e são vias de uso diário, indicadas para as pessoas que querem ir trabalhar de bicicleta ou que praticam o esporte diariamente por longos circuitos. Fernando Hueb destaca que a implantação de ciclovias é um desejo do prefeito Paulo Piau que tem determinou à Secretaria de Planejamento a elaboração de um projeto que viabilize a idéia.

“A ciclovia tem a ver com mobilidade urbana, é voltado principalmente para preservar a segurança de pessoas que se locomovem no dia a dia de bicicleta. É importante que as pessoas entendam que a bicicleta é o veículo do futuro. Atualmente, vários países já usam a bicicleta como principal veículo de transporte de pessoas e queremos que esse veículo seja contemplado e priorizado em Uberaba”, afirma Hueb.

As ciclovias e as ciclofaixas são projetos que possuem o envolvimento da Chefia de Gabinete, Secretaria de Trânsito e Transportes, Secretaria de Governo, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Esporte e Lazer.

 

Jorn. Natália Melo
 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar