WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

23/10/2013 - Uberaba sedia o III Circuito Cemig de Arborização Urbana

Promovido e coordenado pela Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - com apoio da Prefeitura de Uberaba, e contando com a participação da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU - e Sociedade Internacional de Arboricultura – ISA, o III Circuito Cemig de Arborização Urbana foi realizado nesta terça-feira (22), no Centro Administrativo das 8h às 16h30.

O Circuito Cemig de Arborização Urbana tem como objetivo a promoção de discussões sobre as boas práticas de arboricultura e o aprimoramento dos profissionais envolvidos no planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização.  O evento já esteve presente nas cidades de Paracatu, Formiga, Teófilo Otoni, Montes Claros, Nova Lima e Alfenas. De Uberaba o circuito segue para Viçosa, a última cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Vinicius José Rios, ministrou palestra sobre “Arborização Urbana em Uberaba” e, em seguida, o biólogo, mestre e doutor em biodeteriorização de madeiras e analise de risco de queda de árvores urbanas, com foco em biomecânica, Sérgio Brazolin do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), palestrou sobre “Análise de Risco de Queda de Árvores Urbanas: Biodeterioração e Biomecânica”.

O Procurador Geral da Justiça, Carlos Alberto Valera, falou sobre o tema “Contribuições Potenciais do Ministério Público para o Aprimoramento da Arboricultura no Brasil”. O técnico em Eletrônica Industrial; Eletrotécnica e Segurança do Trabalho da Cemig, Luis Gonzaga de Oliveira, falou sobre “Riscos com a População no Trato da Arborização Urbana (CEPAP)”.

O coordenador do Horto Municipal e dos Serviços de Poda de Árvores, na cidade de Uberlândia, Ascânio de Oliveira, falou sobre “Utilização, Riscos e Perigos do Uso da Motosserra” e sobre “Prática de Manutenção de Motosserras”. O coordenador Ambiental na Regional Oeste da Cemig, Lucélio Nativo Assunção ministrou palestra sobre “Critérios para Poda de Árvores” e sobre “Prática de Poda de Árvores”.

Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Piau agradeceu os parceiros e parabenizou a Cemig pela iniciativa de melhorar o meio ambiente. “Uberaba é uma cidade mal arborizada, podemos sentir na pele, literalmente, os efeitos do calor. Temos que elaborar um projeto urbanístico eficaz. Não podemos fazer isso de uma hora para a outra e nada melhor do que envolver a sociedade nessa discussão”, aponta Piau. O prefeito ainda destacou que o município tem um ótimo canteiro de criação de mudas, mas alertou que não basta somente produzir, plantar e não cuidar. “As pessoas têm que plantar, adubar e regar”, afirma.

O representante da Cemig Breno Sérgio Lessa Moreira destacou que esse é o terceiro ano da realização do circuito e que a Cemig está de portas abertas para todos os projetos de desenvolvimento sustentável que traz benefícios incalculáveis para a comunidade. O promotor Carlos Alberto Valera destacou que o ministério público se sente honrado em fazer parte da discussão. “A questão de arborização urbana deve ser discutida com a sociedade. Fico muito feliz em ver que a administração atual tem se preocupado com a causa e mais do que isso, tenha envolvido a sociedade nessa discussão de interesse coletivo”, pontuou Valera.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar