WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

21/10/2013 - Semana Nacional da Biblioteca e Dia do Livro contam com programação especial

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães está com programação especial para comemorar a Semana Nacional da Biblioteca e o Dia do Livro. Segundo a diretora Ivanilda Barbosa, a Semana Nacional da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro e foi instituída por um decreto federal em 1967. Já o Dia do Livro é comemorado em 29 de outubro e foi instituído em 1966, pelo então presidente Ernesto Geisel.

Na próxima quinta-feira (24), acontece o painel e debate “Biblioteca, literatura e cidadania – pontos e contrapontos”, com as presenças da professora e escritora Iara Fernandes, do advogado e escritor Tiago de Melo Andrade, da professora e poeta Marlene Barbosa Ferreira (Igarapava), da professora Delcira Aparecida Soares, da jornalista Mariana do Espírito Santo e da advogada Rejane Tonelli, que é frequente usuária da Biblioteca Municipal.

Já no dia 30, acontecerá o painel “A Biblioteca sob múltiplos olhares – painel e debate”, com a participação do jurista e escritor Paulo Fernando Silveira, do empresário e presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, da educadora e escritora Vânia Maria Resende, do jornalista Márcio Gennari, da biblioteconomista Rosemar Rosa, do tecnólogo Luís Sérgio Carvalho e do advogado Vinícius Portela Borges, frequente usuário da Biblioteca, além de representantes do Legislativo Municipal e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Os dois eventos serão na sala de multimeios da Biblioteca, situada no térreo, das 19h30 às 21h30. “Esses painéis são um mosaico de ideias, onde os convidados vão expor seus pontos de vista e debater com quem estiver presente. É preciso discutir que tipo de biblioteca a comunidade almeja e a importância que todas as bibliotecas, não necessariamente só a Bernardo Guimarães, representam para a sociedade”, ressaltou a diretora. O público alvo são os jovens e adultos, educadores, representantes de empresas, associações de classe e de bairros.

De acordo com Ivanilda, a história de afirmação da nação sempre passou pela vontade de todos os cidadãos terem acesso a livros e conhecimento em geral. “Sempre existiram políticos, escritores e jornalistas que incentivaram o acesso ao livro. O livro ocupa o espaço da nova mídia, internet, mas como objeto também continua cultuando de forma muito importante na sociedade. A biblioteca tem a função não só de guardar o livro, mas também de incentivar, dinamizar e motivar a busca do conhecimento” enfatizou. Ainda segundo Ivanilda, de 12 a 19 de outubro foi a Semana da Literatura, que será comemorada juntamente com a Semana da Biblioteca.

A partir dessa quarta-feira, dia 23 até o dia 31, acontece, ainda, a exposição de gráficos com dados de 2013 da Biblioteca Municipal, no saguão. “É um balanço de janeiro a setembro, com curiosidades do que foi mais representativo como quantos empréstimos fizemos, quantos usuários foram cadastrados, quantos registros de obras autorais, quantas visitas recebemos e quais os pontos de leitura”, explicou a diretora.

Também segue até o dia 29 o encontro de gerações em Roda de Leitura com o livro Sábado na livraria, de Sylvie Neeman, as quartas e quintas-feiras, das 8h às 10h e terças e quintas-feiras das 14h às 16, no setor infantil e juvenil, no piso 3. O projeto foi idealizado pela educadora Vânia Maria Resende e é realizado pela equipe do setor infantil e juvenil da biblioteca. O agendamento para as escolas deve ser feito pelo telefone 3332-1900.

A biblioteca funciona das 7h15 às 21h45, de segunda à sexta-feira e das 7h15 às 16h45, aos sábados.

 

Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar