WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

21/10/2013 - Ação Para o Bem reuniu milhares de pessoas

Realizado na manhã do último sábado, na Praça Iraci Prata, na Av. Reynaldo Boaretto, no bairro Uberaba I, a 4ª edição do projeto “Ação Para o Bem”. A ação é promovida pela Prefeitura de Uberaba, através da Chefia de Gabinete, e reuniu milhares de pessoas entre crianças, jovens e adultos dos bairros Uberaba l, Jardim Primavera, Residencial Mangueiras, Antônia Cândida, Monica Cristina e Josa Bernardino. Nas cinco horas de programação, o evento possibilitou a prestação de serviços e muitas atrações ao público presente.

O projeto vem sendo realizado desde o primeiro semestre deste ano e já passou por três bairros sendo eles Alfredo Freire, Gameleira e Boa Vista, com atendimento estimado em mais de 20 mil pessoas, uma vez que cada edição da “Ação para bem” reúne público, não só do bairro onde é instalada toda a estrutura, mas também moradores dos bairros adjacentes, conforme explicou o chefe de Gabinete, Fernando Hueb.

“O projeto foi criado por determinação do prefeito Paulo Piau, com o objetivo de aproximar a comunidade da administração, levando serviços de utilidade pública, antes realizados somente nas secretarias para os bairros onde o projeto é realizado. Além disso, as pessoas têm acesso direto a todos os secretários municipais e ao próprio prefeito, que faz questão de visitar todos os stands e atender o público presente. Outro ponto positivo está no relacionamento entre as pessoas que o projeto proporciona”, explica Fernando Hueb.

Acompanhado pela primeira dama, Heloisa Piau, o prefeito Paulo Piau avaliou o evento como um grande projeto de alcance social pela sua diversidade de atendimentos e ações de cultura, esporte e lazer. “É muito gratificante para um administrador ver tanta gente reunida, famílias inteiras no mesmo lugar, desfrutando de equipamentos públicos de maneira organizada e eficaz. Aqui temos a oportunidade de conversar com cada um e estreitar nossa relação com a comunidade”, desatacou ele.

Foto: Sebastião Santos



O prefeito aproveitou o evento para conclamar a comunidade para o combate à dengue no município. Ele lembrou da epidemia da doença vivida no primeiro semestre deste ano e que ao assumir a Prefeitura de Uberaba, encontrou a cidade em situação de abandono, muito suja. “Fico feliz por ter vencido mais uma barreira que foi a dengue. Fizemos nosso dever de casa, mas é necessário continuar o trabalho de limpeza em cada terreno e quintal. Podem ter a certeza de que a Prefeitura está fazendo e fará a parte dela. Peço à comunidade que nos ajude em mais esta empreitada, pois juntos venceremos a dengue e teremos uma qualidade de vida melhor”, finalizou Paulo Piau.

“Esta ação é muito boa para a comunidade, principalmente os serviços oferecidos que são de total utilidade para nós. As apresentações culturais também são boas e proporcionam espaço para divulgação dos artistas do bairro”, avaliou a estudante Amanda Caroline, de 16 anos.

No total foram mais de 6.846 procedimentos e atendimentos em diversas áreas e setores. O público que prestigiou o evento pôde desfrutar de algumas ações encontradas apenas em postos de serviços, em horário comercial, a exemplo da emissão do CPF, onde 66 pessoas fizeram o documento. No stand de fotografia, 98 pessoas aproveitaram para providenciar o retrato 3x4, utilizado para a emissão de documentos. Já no stand da Seds, 50 pessoas aproveitaram o sábado para arrumar o visual e cortaram o cabelo. Quem passou pela barraca da Epamig, obteve conhecimento sobre o melhoramento genético da soja para a alimentação humana e 450 pessoas degustaram o suco de soja com sabor de maracujá.

Os moradores também utilizaram e conheceram diversos serviços da área da saúde. Foram 707 atendimentos, como aferição da pressão arterial; orientação de saúde bucal; atualização de cartão de vacina; Oficina Fio Dental e Dentão (exame de câncer bucal), realização de teste rápido de glicemia; informação através do Departamento de Epidemiologia, Controle Nutricional; CEREST - orientações a toda comunidade quanto aos diretos dos trabalhadores; medidas de prevenção no ambiente de trabalho e orientações quanto ao risco do trabalho infantil.

Neta edição, através de parceria com o Sesc, foi montada a Rua de Lazer do Sesc, que durante todo o ano realiza diversas atividades que contribuem para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Foram registrados 1.557 atendimentos diretos ao púbico presente. Entre as atividades estão o Sesc Games (Xbox) e atrações como camas elásticas, brinquedos infláveis, brincadeiras para crianças menores de cinco anos (Espaço Kids), oficinas de artes e criatividade, pintura facial, desenho e muito mais.

Mais de 10 órgãos da administração direta e indireta estiveram envolvidos no projeto que contou com parceiros como CEMIG, Polícia e Bombeiro Militar, SUPRA, Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC, Centro de Prevenção à Criminalidade, Hospital Hélio Angotti, CTBC, Epamig, Retrathus, Caixa Econômica Federal, SENAC e SESI.

Talentos do bairro: Este quadro, criado nas últimas edições do projeto “Ação para o bem”, têm atraído e revelado dezenas de artistas da comunidade, que previamente são inscritos e no dia do evento realizam suas apresentações. Cada artista tem três minutos para mostrar o que sabe aos jurados. Nesta edição teve apresentação de duplas sertanejas, grupo de hip hop, dança, canto, dublagem e até apresentação de conto de história. O garoto João Pedro Macedo Santos, 4 anos, dançou e dublou Michael Jackson e ficou em terceiro lugar, levando para casa um aparelho celular. O segundo lugar foi para a contadora de histórias, Ecileusa Perpétuo da Silva, que também recebeu um aparelho celular de premiação. Já a dupla sertaneja, Felipe Alves e Fernando apresentaram composição própria e levaram o primeiro lugar do concurso e, como prêmio a dupla levou para casa um Tablet.

No dia 9 de novembro, no bairro Pacaembu, será realizado o projeto “Integração no Bairro”, uma ação da TV Integração com total apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba.

 

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar