Prefeitura

Gabinete

19/10/2013 - 4ª edição do Ação Para o Bem acontece neste sábado

A 4ª edição do Ação Para o Bem, promovida pela Prefeitura de Uberaba e, que acontece neste sábado (19), levará diversas atrações culturais e esportivas e prestará serviços importantes na Praça Iraci Prata, na Av. Reynaldo Boaretto, no bairro Uberaba I. O evento terá inicio às 8h e atenderá também aos moradores dos bairros Jardim Primavera, Residencial Mangueiras, Antônia Cândida, Monica Cristina e Josa Bernardino. O projeto vem sendo realizado desde o primeiro semestre deste ano e a estimativa é a de que já tenha atendido cerca de 9 mil pessoas de diversos bairros.

Neta edição, a prefeitura fechou uma parceria com o Sesc e trará para Uberaba o projeto de Belo Horizonte, Rua de Lazer do Sesc, que realiza durante todo o ano, atividades que contribuem para uma melhor qualidade de vida das pessoas. O projeto é itinerante e acontece em todas as unidades espalhadas pelo estado, oferecendo diversas brincadeiras, oficinas e jogos recreativos eletrônicos e desportivos. Entre as atividades estão o Sesc Games (Xbox) e atrações como camas elásticas, brinquedos infláveis, brincadeiras para crianças menores de cinco anos (Espaço Kids), oficinas de artes e criatividade, pintura facial, desenho e muito mais.

Outro atrativo é a realização do quadro Talentos do Bairro que tem como objetivo detectar, incentivar e valorizar os artistas da comunidade. Doze pessoas já se inscreveram e terão 03 minutos para apresentar uma atração artística de sua escolha para um júri composto por membros da sociedade. Os três primeiros colocados serão premiados com um Tablet para o 1º colocado e celular para o 2º e 3º colocado.

 

Serviços Prestados

 
Durante a ação, é possível realizar o cadastramento habitacional pela Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, receber orientações sobre direito do consumidor e direito do trabalho, realizar matrículas em cursos profissionalizantes da Fundação de Ensino Técnico Renê Barsam – FETI - e pré-inscrição para cursos do Pronatec em áreas como costura, projeto visual gráfico, fotografia, inglês, mecânica, computação, áudio e vídeo.

O Sine também fará divulgação de vagas de empregos e dará orientações quanto a formas de se portar em entrevistas de emprego, como montar currículo e como enfrentar o mercado de trabalho. Para cuidados com a saúde, a população receberá instruções quanto à prevenção de doenças, controle do índice glicêmico, avaliação nutricional, vacinação, testes e orientações sobre doenças infectocontagiosas, aferição de pressão e fisioterapia. Uma Unidade Móvel Odontológica fará diagnóstico de câncer de boca e ações educativas como palestras e escovação supervisionada.

A população receberá informações sobre programas de assistência social como Bolsa Família, Pró-Jovem e outros. Serão emitidos documentos como CPF e Cartão Cidadão, além de impressão de fotos 3x4. Haverá demonstração de uso de armas teaser e ações de educação no trânsito como informações sobre o uso do cerol e utilização correta de cadeirinhas infantis.

Idosos e pessoas com deficiência poderão fazer o cadastro do cartão para vagas especiais desde que levem um xérox da identidade, um comprovante de residência e o laudo médico atualizado, no caso de deficiência. Durante toda a manhã, serão divulgados o Programa Educacional de Resistência às Drogas, e os projetos Jovens Construindo a Cidadania e Base Comunitária. A Zoonoses dará dicas importantes quanto à prevenção de acidentes com animais peçonhentos e tráfico de animais silvestres.

A população receberá orientações da Cemig sobre o consumo de energia e os riscos da rede elétrica. Haverá ainda prestação de serviços como corte de cabelos, massagem facial e de mãos. Também terá degustação de produtos a base de soja no intuito de promover a alimentação saudável.

O Arquivo Público apresentará uma exposição para que a população possa conhecer melhor o bairro em que vive. O evento também oferecerá vacinação de cães e gatos e doação de animais. Uma exposição de animais taxidermizados será exposta, além de doação de mudas e oficinas voltadas para a educação ambiental.

O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau dará orientações quanto à limpeza de caixa d’água e sobre serviços prestados a população. Também serão realizados diversos outros serviços como, encaminhamento de obras artísticas para registro de direitos autorais, oficinas de leitura, empréstimo de livros e caso a pessoa leve uma foto 3x4, um documento com foto e um comprovante de endereço, será feita a emissão de carteira de usuário da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães.

Vale ressaltar que será disponibilizada gratuitamente para o público local, internet sem fio.  Durante todo o evento haverá ginásticas, apresentações artísticas, pula-pula, pebolim, tênis de mesa, xadrez, dominó, ioiô, futebol, basquete, peteca, e diversas outras atividades para ser apreciada por toda a família.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub