WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

09/10/2013 - Aberta oficialmente a Semana da Criança

“Rede de Proteção a Criança – desafios e possibilidades”, este foi o tema das discussões debatidas na mesa redonda, que aconteceu na manhã desta terça-feira (08), no Anfiteatro do Centro Administrativo. O encontro, que faz parte da programação oficial das atividades em comemoração à Semana da Criança, contou com as presenças do prefeito Paulo Piau, acompanhado pela primeira dama, Heloísa Piau, dos secretários de Saúde Fahin Sawan, Educação, Silvana Elias e Desenvolvimento Social, Ângela Dib, além da promotora da Infância e Juventude, Silvana da Silva Azevedo e do promotor responsável pela coordenadoria regional das Promotorias de Justiça, da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, André Tuma.

Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Piau lembrou que é necessário mostrar para a sociedade a importância das crianças como cidadãos do futuro e que para isto é preciso resgatá-las e não se esquecer de que criança é sempre criança, independente da raça, classe social e local onde mora. “Temos muitos desafios nesta década, as pessoas buscam um rumo e este só é possível através de princípios, principalmente, aqueles que encontramos na família. Não podemos perder nossas crianças para o tráfico, para a criminalidade. É necessário envolvê-las em ações que tragam à existência a plenitude de ser criança”, falou Paulo Piau, ressaltando a necessidade em resgatar as brincadeiras de crianças, aquelas do passado onde se utilizava uma caixa de fósforos vazia e um carretel de linha e fazia um carrinho. Um tempo em que jogar bola na rua e soltar pipa ainda era prioridade para as crianças.

O coordenador regional das Promotorias de Justiça, da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, promotor André Tuma falou da importância do evento como forma de discutir e lembrar a comunidade dos papeis da sociedade diante das crianças, como também das responsabilidades de cada um em proteger e gerar vida às crianças. “É necessário maior envolvimento de todos, não podemos deixar nossas crianças desamparadas diante de tanta situação adversa existente na sociedade. É necessário chamar a atenção de todos para as responsabilidades de cada um”, pontuou André Tuma reforçando o compromisso com a sociedade em lutar e defender os interesses das crianças em prol de uma sociedade mais digna e justa.

O secretário de Saúde, Fahin Sawan, reforçou o compromisso assumido com o prefeito Paulo Piau em trabalhar em prol da saúde, em todo seu contexto e destacou o trabalho realizado junto às crianças. “Sempre buscamos e lutamos pela vida. É nosso dever, como gestores, trabalhar para a melhoria da qualidade de todo atendimento da saúde e oferecer o melhor tratamento para todos, principalmente para as crianças que são mais suscetíveis aos riscos. Hoje vemos uma geração muito exposta para tudo e isso é muito preocupante, é necessário instruí-los para a vida”, finalizou Fahin Sawan.

“Entendo que o grande desafio deste ano é resgatar a criança para o mundo de criança. É necessário reverter o quadro da educação de nosso país, onde nossas crianças passam fome, são espancadas, abandonadas e seus pais não respondem por isso. Só vamos conseguir mudar esta situação com a união e força de todos os segmentos, voltados para o mesmo fim, defendendo a preservação da vida e a dignidade para nossas crianças”, destacou a secretária de Educação, Silvana Elias.

 Ângela Dib, secretária de Desenvolvimento Social, falou das ações desenvolvidas como forma de proteger as crianças dos maus tratos, da exclusão e, principalmente, do descaso da sociedade. Lembrou que um dos graves problemas registrados está relacionado à prostituição infantil, como também, a utilização de drogas. “Acredito na força da união. O que depender de nós, estaremos mobilizados. Juntos, venceremos as barreiras apresentadas na sociedade”, concluiu ela.

 A programação da Semana da Criança, denominada “Cria Criança – Para o bem do pequeno cidadão”, abrange questões educacionais, de saúde e culturais. No dia 10, a partir das 19h, acontece a palestra “Relação Pais e Filhos – Referências”, no Anfiteatro do Centro Administrativo, aberta a toda população.

Show - No dia 13 o evento será no Uberabão e contará com um show de Bia Bedran que é conhecida por cantar e contar histórias. Ela apresentará o espetáculo de seu último DVD – “Cabeça de Vento”.  Além de Bia Bedran outras atrações artísticas estão preparadas, bem como brinquedos recreativos, sorteio de prêmios e distribuição de algodão doce e pipoca.

Já do dia 15 ao dia 18, serão realizadas nas escolas da rede municipal diversas atividades de promoção da segurança alimentar e nutricional, com avaliação antropométrica e verificação do cartão de vacinação dos alunos. A atividade será realizada em parceria com a secretaria de Saúde.

A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura de Uberaba, pelo link: www.uberaba.mg.gov.br.

 Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar