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Infraestrutura

09/10/2013 - PMU faz análise do tráfego do corredor leste /oeste para implantação do BRT

Com vista a levantar informações e dados sobre o trânsito de Uberaba, visando subsidiar a licitação para contratação do sistema semafórico inteligente, que garantirá a dinâmica do BRT, a prefeitura de Uberaba, deu início ao diagnóstico do tráfego do corredor leste/oeste. Segundo o secretário Cláudio Junqueira, a empresa contratada para o serviço, através de pregão eletrônico, é a Transzum, especialista em tráfego, com projetos implantados em Goiânia e Rio de Janeiro. 

O contrato, que será pago com recursos próprios da PMU, tem custo de R$ 120 mil. Os equipamentos utilizados pela empresa são de última geração, com gravação 24h, captando os dados e inserindo-os em um software de estatística. O levantamento abrange o fluxo de veículos e análise das conversões, nos horários de pico e entrepico, contemplando todo o sistema viário, transporte coletivo, e análise das vias paralelas e transversais no entorno do corredor leste/oeste.

Vale lembra que, recentemente, a Comissão Especial sobre BRT, instituída pelo prefeito Paulo Piau, destacou a importância do sistema semafórico para o BRT. “Nada será feito autoritariamente. Todo o projeto terá um cunho técnico, com levantamento de dados e estatísticas que vão apontar o que é melhor para o trânsito de Uberaba. Queremos que o BRT seja instalado e funcione corretamente, dinamizando e melhorando o transporte coletivo, mas com segurança para os usuários do sistema, para os pedestres e também motoristas”, disse ele, esclarecendo que este levantamento deve ser feito em, aproximadamente, 15 dias.

Foto: Sebastião Santos



O superintendente de Planejamento e Transporte, Claudinei Nunes, explicou que pela primeira vez será feito um diagnóstico deste porte e com esta tecnologia. “Teremos um raio giz do tráfego do corredor leste/oeste. Será um trabalho de ponta, com embasamento técnico e que dará o subsídio necessário, através de um projeto que a Transzum nos entregará, para darmos início à licitação para contratação para implantação do sistema semafórico inteligente”, finalizou.

Dados – Segundo levantamento da Comissão, o principal motivo do atraso de implantação do BRT foi a falta do projeto de sinalização semafórica inteligente e também a falta de recursos no orçamento, haja vista que a gestão anterior não deixou recursos em caixa para dar continuidade ao projeto. Sendo assim, a atual administração terá que desembolsar da fonte 100, ou seja, de recursos próprios e sem previsão orçamentária, R$ 8,5 milhões.

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

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