WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

08/10/2013 - Prefeito Paulo Piau faz a abertura da Semana da Criança no Parque Jacarandá

Prefeito Paulo Piau realizou na tarde desta segunda-feira (07), a abertura oficial das atividades no Parque Jacarandá em comemoração a Semana da Criança. Na oportunidade o prefeito destacou que para governar Uberaba ele precisa ter o apoio das crianças. Piau também falou sobre como cada aluno poderia cuidar melhor da cidade e do meio ambiente. “A dengue é um bom exemplo de como todos podem trabalhar e contribuir para o bem de Uberaba. Vamos acabar com a água parada, seja em casa ou na rua. Todos devem fazer a sua parte para termos uma cidade mais limpa e saudável”, ressalta Piau.

A Secretaria de Meio Ambiente preparou um projeto com diversas atividades voltadas para a conscientização ambiental, a serem desenvolvidas no parque durante a Semana da Criança. O tema está sendo trabalhado com as crianças de forma interativa, utilizando de brinquedos e objetos de garrafas pet e pneus, no intuito de mostrar as diversas utilidades dos recicláveis.

A abertura, na parte da tarde, contou com a participação de 43 alunos da Escola Estadual Fidelis Reis; no período da manhã, 50 alunos da Escola Rural Maria Celina já usufruíram das atividades. O número de participantes do evento já aumentou visto que dos 500 alunos previstos inicialmente já são 600 que terão a oportunidade de participar do projeto no decorrer da semana. As crianças estão sendo levadas em pequenos grupos de manhã, das 8h às 11h e à tarde das 13h30 às 16h30.

Durante a semana serão realizadas oficinas de educação ambiental onde serão confeccionados brindes que as crianças poderão levar para casa. Também está previsto, apresentação teatral, mostra de cinema, trabalhos de conscientização sobre coleta seletiva, produção e consumo sustentável e importância de usar os recursos naturais de forma responsável. A programação ainda engloba o espaço temático Caminho do Lixo que é um local que proporciona as crianças um momento de reflexão, onde elas têm contato com vários produtos e veem o tempo de vida que eles levam para se decompor. O momento mais esperado pelas crianças é a trilha ecológica, em que são guiadas pelo parque para verem as espécies e aprenderem sobre os animais e a diversidade da fauna e da flora.

Foto: Sebastião Santos



Reforma – O Parque Jacarandá passou por uma reforma e adaptação, realizada pela Secretaria de Infraestrutura para acolher as atividades da Semana da Criança. Além da fachada pintada e a limpeza do parque, o que destaca e chama a atenção é o resultado do projeto da Secretaria de Meio Ambiente, Recicla Pneu – Arte e Jardinagem.

A chefe de seção de Educação Ambiental, Letícia Rezende Giani explica que o primeiro espaço na cidade a ser beneficiado foi o zoológico, mas que a secretaria pretende contemplar vários outros locais verdes da cidade com o mesmo tipo de trabalho. O parque está com pneus pintados de diversas cores servindo de vasos, dispostos como pequenos jardins floridos em todo o parque.

Giani destaca que foram utilizados no parque 90 pneus. Além da jardinagem, os pneus também foram colocados de forma criativa para enfeitar o parque distribuindo cores ao gramado. Todas as escolas que passarem pelo parque, deixará sua marca em um pneu e ficarão registradas para os visitantes do parque.

O secretário de Meio Ambiente, Vinicius José Rios, destaca que quando se fala de educação automaticamente somos remetidos à responsabilidade de começar pelas crianças e pelos jovens. “O objetivo da participação da secretaria na semana é fazer um trabalho de conscientização das crianças e dos jovens. Durante toda a semana, alunos de escolas estaduais e municipais vão participar de atividades de educação ambiental, aprendendo sobre o consumo consciente, a destinação correta de lixo e consumo de água. Trabalhar com as crianças é um passo importante para a criação de uma sociedade melhor”, destaca Vinícius.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar