WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

02/10/2013 - Logum dá início à obra do Etanolduto em Uberaba

Com investimento previsto em R$ 600 milhões, a obra do Etanolduto teve início hoje, oficialmente, em Uberaba. O prefeito Paulo Piau juntamente com representantes da empresa, acompanharam a concretagem de um tanque que marcou o início das obras. O etanolduto tem recursos oriundos do BNDS e do PAC e a entrega do terminal de Uberaba está prevista para ocorrer em agosto de 2014.

O traçado está concluído até Ribeirão Preto e em andamento até Uberaba. Da cidade, segue para o Estado de Goiás, passando por Itumbiara, Quirinópolis e Jataí. O projeto, ao todo, tem 1.360 km de dutovia, 750 km de hidrovia, passando por cinco estados brasileiros e 45 municípios. A capacidade total de transporte é de 20 milhões m³/ano. A capacidade total de tancagem é de 600 mil m³ em nove terminais Logum, sendo oito de captura e um de distribuição.

No que diz respeito ao duto de Ribeirão Preto a Uberaba, o cumprimento é de 144 km, com 20 polegadas de diâmetro, atravessando 10 municípios, transpondo os Rios Pardo, Sapucaí, do Carmo e Rio Grande. Segundo Fábio Jorge, diretor da empresa, 46% da obra já está concluída, estando com 89 km soldados e 47 km de abaixamento e cobertura também concluídos. Segundo ele, 990 colaboradores atuam na obra.

Especificamente, o terminal terrestre de Uberaba terá uma subestação de energia, três bombas principais, cinco bombas booster, quatro tanques de Etanol, 1.650m² de edificações administrativas e 1.400m² de edificações industriais. Na mão de obra deste terminal estão trabalhando 250 colaboradores, sendo 90% uberabenses.

Foto: Sebastião Santos



O prefeito Paulo Piau destacou a importância do projeto, que fará Uberaba se tornar ainda mais competitiva. “É uma obra de grande relevância para a cidade e espero que novos investimentos venham devido a esta obra. Temos um projeto que deve se iniciar quanto o álcool ficar competitivo com a gasolina. É um projeto de uma usina entre Uberaba e Veríssimo. Uberaba está se transformando em um grande polo de logística, seja através de duto, mineroduto (de Tapira para Vale), gasoduto, ou seja, é uma maneira de transportar mais eficiente e que reduz custo na linha final. É um ponto estratégico para vender a nossa Uberaba, ou seja, logística”, destacou.

O vereador Tony Carlos, falou sobre o projeto e a importância da obra no que diz respeito à competitividade e também na geração de emprego e renda.

O diretor comercial, Leandro Almeida, explicou que a empresa é pioneira na construção e operação do Sistema Logístico de Etanol, ou seja, carga, descarga, movimentação e estocagem, operação de portos e terminais terrestres e aquaviários, que envolverá transportes multimodais: dutos, hidrovias (barcaças), rodovias (caminhões-tanques) e cabotagem (navios).

 

Jorn. Keila Riceto
 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar