WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

24/09/2013 - PMU revitaliza praça e substitui palmeiras tóxicas

Árvores ofereciam riscos à saúde e estão sendo substituídas em maior número.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura está finalizando o processo de revitalização da Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, mais conhecida como praça do Parque Fernando Costa. O conjunto que compreende a praça e a entrada do Parque é considerado um dos cartões postais de Uberaba. De acordo com o secretário de infraestrutura, Roberto Indaiá o projeto de revitalização levou em consideração o risco que as chamadas palmeiras rabo de peixe representavam.
Segundo laudo assinado pelo biólogo da Prefeitura, Paulo Franco, plantadas inadequadamente há anos no local, as árvores eram altamente alergênicas e ofereciam risco à saúde dos transeuntes. A alternativa foi a substituição por Palmeiras Imperiais, mais vistosas e sem risco algum. Além disso, segundo o biólogo, as antigas árvores, já haviam completado o seu ciclo de vida. “Para se ter uma ideia, os funcionários precisavam usar luvas para a poda. O fruto e as raízes dessas palmeiras, em contato com a pele podem levar a uma alergia grave, por isso optamos pela troca”, declarou Paulo Franco.  Ainda segundo ele, várias cidades já substituíram essa mesma espécie em função do problema. Estão sendo plantadas 12 novas palmeiras em substituição as nove.   

Mais árvores - A praça recebeu ainda um novo plantio de flores em todo o seu entorno. Foram plantadas 300 ecsórias e na próxima semana serão plantadas mais 300 completando toda a praça. De acordo com o secretário, outras praças da cidade também serão revitalizadas e fatalmente árvores terão que ser substituídas. “Muitas árvores foram plantadas sem levar em consideração o risco. Mas a nossa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente é no sentido de que nenhuma árvore será derrubada sem a devida substituição por espécies mais adequadas, dessa vez baseada em pareceres técnicos. Além disso, já estamos produzindo várias mudas para aumentar significativamente a arborização da nossa cidade” finalizou Indaiá.

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar