WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

02/09/2013 - UFTM e UFU vão elaborar estudo de viabilidade da região metropolitana

A um custo da ordem de R$ 70 mil, será elaborado o estudo de viabilidade técnica para a criação da RMTMAP (Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba). Para tanto, nesta quinta-feira (05), às 11h, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, deverá ser assinado convênio entre as associações microrregionais Ampla (Planalto de Araxá), Amapar (Alto Paranaíba), Amvarig (Baixo Vale do Rio Grande), Amvap (Vale do Paranaíba) e Amvale (Vale do Rio Grande), com as reitorias da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e UFU (Universidade Federal de Uberlândia), para a execução do trabalho.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (02), em Frutal, durante audiência pública, pelo prefeito de Uberaba e presidente da Amavale, Paulo Piau, e pelo secretário-Executivo da entidade, Antônio Oliveira. “Nós estamos, como entidades municipalistas, custeando esse levantamento que dará subsídios à ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), na apreciação e votação do projeto que cria a RMTMAP”, informaram.  Sem esse plano para avaliar a viabilização da proposta, acrescentaram, a proposição da deputada estadual Liza Prado (PSB), não pode ser colocada na pauta. Ou seja, os dados serão juntados ao projeto da deputada uberlandense.

Samir Alouan - SECOM Frutal


Desta forma, as cinco associações que representam os 66 municípios incluídos no projeto da RMTMAP estão contribuindo para com a ALMG, pois a análise apontará se é viável ou não se criar a Região Metropolitana. Nesta segunda, depois de Frutal, pela manhã, a ALMG realizou a última de uma série de oito audiências públicas, à tarde, na cidade de Ituiutaba. Essas reuniões foram uma oportunidade para as lideranças discutirem e conhecer a proposição.

Paulo Piau, em seu pronunciamento, reforçou frase divulgada na audiência de Araxá: “Temos que colocar o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba no mapa do mundo. Essa é a nossa grande pretensão. E, no fundo, que seja um projeto para melhorar a qualidade de vida da população da área da RMTMAP.

Temos uma estrutura muito forte para planejar nossos projetos e melhorar a situação da nossa gente”.

A deputada Liza Prado fez um “balanço positivo” do ciclo de audiências. “Posso dizer que as pessoas começaram a entender a importância da criação da RMTMAP. Agora, teremos mais cinco reuniões, promovidas pelas associações microrregionais, para a apresentação do estudo de viabilidade econômica e social, a ser realizado pelas duas instituições federais de ensino superior”, diz a parlamentar. E acrescentou: “A RMTMAP é uma forma coletiva de trabalhar o desenvolvimento da nossa região”.

O prefeito de Frutal, Mauri José Alves, manifestou seu apoio à iniciativa ao argumentar, entre outras coisas, que os pequenos e médios municípios, hoje, “têm capacidade de investimento muito pequena”. Com a Região
Metropolitana diz esperar uma reversão desse quadro. “A união faz a força. Aguardamos ansiosos pela aprovação do projeto”, observou.

Também o prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, compartilhou com seu colega frutalense: “Estou muito convicto das vantagens que teremos com a Região Metropolitana. Hoje, nós temos um momento propício para a aprovação da proposta. Isso pelos líderes políticos competentes que temos na região e que têm visão de trabalho em conjunto: os prefeitos Paulo Piau (Uberaba), Gilmar Machado (Uberlândia) e Mauri Alves (Frutal)”.

Presidida pelo deputado estadual Zé Maia, a audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, para debater a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Frutal.

Teve na mesa dos trabalhos: Paulo Piau Nogueira (prefeito de Uberaba PMDB/MG e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande - Amvale), Rui Ramos (prefeito de Pirajuba PP/MG), Liza Prado (deputada estadual PSB/MG), Zé Maia (deputado estadual PSDB/MG), Mauri José Alves (prefeito de Frutal PSC/MG), Gustavo Medeiros (assessor de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana) e Sebastião Custódio Couto Júnior (presidente da Câmara Municipal de Frutal - PPS/MG).



Lúcio Castellano – MG 04052 JP

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar