WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

13/08/2013 - Dilma confirma Fábrica de Amônia em Uberaba

Em entrevista a Folha de São Paulo e as emissoras de rádio, a presidente Dilma Rousseff, confirmou a fábrica de Amônia da Petrobrás para Uberaba, acabando assim com qualquer celeuma sobre o assunto. O anúncio ocorreu em Ribeirão Preto/SP, durante a inauguração do etanolduto (ponto de captação de álcool da Logum) que sai de Paulínia, passa em Ribeirão Preto, vem para Uberaba, segue para Itumbiara e depois para Jataí (GO). O prefeito Paulo Piau que estava presente ao evento, destacou a importância do pronunciamento da presidente.

“Este é um projeto (etnolduto) que nos diz respeito e, por isso, marcamos presença no evento. Os secretários Glauber Faquinelli e José Renato Gomes me acompanharam. Na verdade, estávamos lá para ouvir sobre a planta e o gasoduto e a presidente disse a mim, diretamente, que a planta não sairia de Uberaba. Também estive com a presidente da Petrobrás, Graça Fortes, que adiantou que a licitação aconteceu de maneira normal, tranquila, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Petrobrás, o que também é uma grande notícia. Teve aquela “futrica” toda sobre super faturamento, mas às vezes aquela análise é superficial e sem a profundidade devida. Mas segundo a Graça, a licitação ocorreu dentro de um processo com normalidade”. Destacou.

Ao tratar da questão, segundo matéria da Folha, a presidente explicou que o governo federal optou por Uberaba, “primeiro porque a cidade é um polo na produção de rocha fosfática. E, como ela tem esse polo, na produção do fertilizante que usa amônia como matéria-prima, a rocha fosfática é muito importante. Além disso, nós consideramos que a região de Minas Gerais vai atender a demanda de Minas, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e uma parte de São Paulo, e são regiões responsáveis pelo consumo de cerca de 75% de amônia produzida”.

Dilma também afirmou que “é muito mais barato transportar o gás por duto do que colocar amônia e transportar por caminhão. É muito mais barato. É por isso que foi usada essa localização. Isso sem prejuízo de tudo que pode ainda ser atrativo aqui em São Paulo em outras fábricas. Foi opção do governo federal colocar em Uberaba". O prefeito disse ainda que, mesmo com a confirmação da presidente, manterá esforços para que a definição da modalidade do gasoduto saia o mais rápido possível.



Jorn. Keila Riceto 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar