WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

08/08/2013 - Ministério do Esporte se compromete em apoiar a construção do Memorial Djalma Santos

Projeto do memorial é da Fundação Cultural, que apresentou para o ministro do Esporte Aldo Rebelo

A instalação do Memorial Djalma Santos foi tema de audiência entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito Paulo Piau, a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, e o superintendente de Projetos e Parcerias Setoriais, Glauber Fachinelli, na quarta-feira (7), no Ministério do Esporte. A Fundação é a proponente do projeto, que pretende preservar a memória e a história do maior lateral-direito de todos os tempos, Djalma Santos.

O bicampeão mundial faleceu no dia 23 de julho deste ano, e é considerado um dos maiores jogadores da história, tendo conquistado o bicampeonato mundial duas vezes (1958 e 1962) pela seleção brasileira e atuado no Palmeiras, na Portuguesa e no Atlético Paranaense, onde encerrou sua carreira.

“Nós recebemos a proposta para reunir o acervo do Djalma Santos e abraçamos a ideia de se fazer um memorial e até conversamos com ele sobre o assunto. Ele gostou da proposta e agora pretendemos prestar esta homenagem ao Djalma. Será um espaço fundamental para preservar a memória de Djalma Santos, e, claro, do futebol brasileiro. Eu apresentei o projeto e o ministro Aldo Rebelo mostrou muito interesse e vamos realizar outras audiências para avançar na construção do memorial”, diz Sumayra Oliveira.

A presidente da Fundação explica que o memorial terá mostras fotográficas e os troféus do lateral-direito, que atualmente estão em sua residência, no Cássio Resende. “É um projeto de R$ 6 milhões e a história do Djalma não pode se perder. A ideia é implantar o memorial junto ao Uberabão, local onde Djalma atuou e ensinava crianças através do projeto Bem de rua bom de bola. Será um espaço contínuo para as pessoas apaixonadas pelo esporte poderem ver de perto a trajetória deste grande bicampeão e ser humano. Um jogador que deixou um recorde quase impensável para um defensor: em mais de 1.100 partidas como profissional, nunca foi expulso”, afirma Sumayra, lembrando que o ministro ficou muito empolgado com o projeto, em especial por ter conhecido o jogador.

O prefeito também destacou a importância do memorial. “É um espaço que preservará a história do Djalma e do esporte de Uberaba. Esse material é muito importante também para a história do esporte e do país”, disse o prefeito, ao destacar que o atleta viveu em Uberaba por 35 anos. “O Djalma é uma figura que escolheu Uberaba para viver e foi muito bem acolhido. A cidade tem uma honra muito grande em ter recebido ele e sua família”, completou.

O ministro Aldo Rebelo disse que a Fundação Cultural e a Prefeitura de Uberaba terão o apoio do Ministério do Esporte para instalar o memorial.


Jorn. Maria das Graças Salvador 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar