WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

06/08/2013 - Quarta Audiência Pública sobre a criação da RMTM é realizada em Araguari

“Queremos o planejamento e desenvolvimento da região e não a individualização. A Região Metropolitana (RM) do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba significa que vamos conduzir nossos destinos. Ou assumimos planejar nosso futuro ou assumimos continuar tutelados”. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, dia 05, pelo prefeito de Uberaba e também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Paulo Piau, durante a quarta Audiência Pública promovida pela Assembleia de Minas (ALEMG) para discutir a criação da RM, na cidade de Araguari.

Segundo Paulo Piau, a intenção é em prol do coletivo, de busca de solução para problemas comuns, visando o crescimento de toda a região. “Estamos numa região privilegiada e precisamos dar uma melhor qualidade de vida para a população. Juntos seremos mais fortes e a criação da Região Metropolitana nos possibilitará isso”, disse Piau, frisando que a RM significa tratar os sessenta e seis municípios que compõe a região com a mesma igualdade, inclusive nas oportunidades.

“Se não planejarmos nossos destinos, nosso futuro, quem vai planejar é o governo do estado, é o governo federal. Então, ao assumir essa responsabilidade poderemos fazer dessa região a melhor do Brasil, inclusive melhorando nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Portanto, esse é o grande objetivo. Sem a Região Metropolitana continuaremos sendo conduzidos”, defendeu Piau.

Também defendendo a criação o prefeito de Araguari, Raul Belém destacou que o interesse maior da Região Metropolitana é fortalecer as cidades menores. “Araguari é a terceira cidade do Triângulo e tenho certeza de que com a RM ela desenvolverá ainda mais. Assim como Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Patrocínio, nós queremos dar esse suporte de fortalecimento às outras cidades. A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é forte, mas precisamos trazer esse crescimento de forma ordenada e planejada”, ressaltou Belém.

Foto: Enerson Cleiton



Para a deputada estadual, Liza Prado, autora do projeto de criação da Região Metropolitana, as Audiências Públicas estão cumprindo com o objetivo que é o de levar a discussão para as ruas e levar informações para a população. “Estou confiante. Esta é a quarta Audiência Pública e percebo que a população está mobilizada. Estamos com o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, com o prefeito de Araguari, Raul Belém, com o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado representado, todos envolvidos. Os prefeitos dos sessenta e seis municípios envolvidos estão atentos e estamos levando até eles informações dos benefícios que poderemos obter com a criação da Região Metropolitana, como a discussão conjunta e a busca de solução para problemas comuns como a questão do lixo, segurança, educação, saúde, infraestrutura, entre outros”, explicou a deputada, pontuando que, além disso, a RM possibilitará o aumento de recursos financeiros para a região, principalmente porque existem programas específicos para a Região Metropolitana.

Ainda durante a Audiência, o secretário executivo da Amvale, Antônio Oliveira, informou aos presentes quais as ações que estão sendo viabilizadas no momento. “Estamos realizando ações que antecedem a criação da Região Metropolitana. Como o movimento para a criação não tem dotação orçamentária de nenhuma prefeitura, a Amvale e a Amvap (Associação da Microrregião do Vale do Paranaíba) assumiram estas ações por orientações e determinações dos prefeitos Paulo Piau e Gilmar Machado”, explicou Antônio Oliveira.

Segundo ele, como é necessário um estudo de viabilidade para a criação da RM, a Universidade Federal de Uberlândia deverá ser a encarregada para esta finalidade. “Nesta terça-feira deveremos concluir esta questão porque sem este estudo não tem como dar prosseguimento ao projeto. Em seguida viabilizaremos os Planos de Desenvolvimento Integrado (PDI). Posteriormente criaremos uma agência de planejamento e desenvolvimento da região”, disse Oliveira.

Também estiveram presentes à Audiência Pública, os deputados estaduais Adelmo Carneiro Leão e Elismar Prado, o secretário de estado de Gestão Metropolitana Alexandre Silveira e o vereador uberabense Samuel Pereira, além de representantes de diversos segmentos que lotaram o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas. Ainda nesta segunda-feira, dia 05, foi realizada também Audiência Pública sobre o assunto na cidade de Monte Carmelo e no próximo dia 19, vai acontecer em Patrocínio e Patos de Minas. 

Jorn. Donátila de Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar