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Infraestrutura

04/08/2013 - Prefeitura avança nas obras dos terminais para instalação do sistema de BRT

Terminal leste de responsabilidade da Prefeitura recebeu na quinta-feira (02), as peças da estrutura metálica que dará suporte para a cobertura do terminal e já deu início a instalação. Também está em andamento o preparo para a concretagem da pista onde correrão os ônibus.

Já no terminal oeste, de responsabilidade das empresas de transporte coletivo Piracicabana e Líder, foram feitas a complementação da base, que vai concretar a pista principal onde passarão os ônibus. Foram feitas também a complementação da pista da direita (recém implantada), a interligação da drenagem especial de segurança do lado esquerdo, a colocação dos últimos detalhes da parte de energia e o posteamento.

“Foi feita a locação do talude da margem direita do terminal, bem como está sendo feita a terraplanagem para ser asfaltada. Também fizemos a locação dos passeios do lado direito e o recebimento de tubos para drenagem da Av. Alfém Paixão”, acrescentou o secretário de Infraestrutura Roberto Indaiá.

Ele destaca que foi feito em um dia o trabalho de quase seis meses de serviço. “Estamos empenhados para que as obras dos terminais fiquem prontas o mais rápido possível para que a população possa desfrutar do conforto que os terminais irão oferecer”, destaca Indaiá, que fez questão de reforçar a recomendação do prefeito Paulo Piau para que a obra seja concluída dentro do prazo previsto.

A construção de dois terminais Leste/Oeste, instalados em lados opostos da Avenida Leopoldino de Oliveira, fazem parte do projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que é a solução adotada para resolver os problemas de trânsito na área central do município.

As estações tubo, que farão a ligação dos dois terminais, já foram instaladas no canteiro central da avenida. Será feita ainda a instalação de faixas de separação dos BRTs na pista, eliminando pontos de conversão à esquerda, e a instalação de sensores nos semáforos, capazes de agilizar a abertura e o fechamento para a passagem dos ônibus.

A meta do BRT é eliminar 60% dos 103 ônibus convencionais que hoje circulam no centro da cidade. Com o BRT o passageiro poderá fazer até três integrações numa sequência de destinos num intervalo de até uma hora e meia. Serão utilizados na frota inicial 14 ônibus do tipo padron, com motor traseiro e capacidade para 100 pessoas. Os ônibus chegaram a Uberaba em dezembro do ano passado.

Segundo o superintende de Trânsito e Transportes de Uberaba, Claudinei Nunes, foi realizado um diagnostico do sistema de transporte de Uberaba que mostrou a necessidade de fazer o projeto que é uma concepção da equipe Jaime Lerner.

As obras estão sendo realizadas na sua maior parte com recursos próprios, mas também por meio de convênios com empresas em Parcerias Público/Privado (PPP). O valor da implantação do corredor leste/oeste será em torno de oito milhões.


Jorn. Natália Melo 

 
 
 

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