WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

02/08/2013 - Para Piau Encontro Estadual é uma resposta às manifestações

Na avaliação do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de Minas Gerais é um reflexo do movimento de rua e dos jovens que pedem a melhoria dos serviços públicos. Ele destaca que o Governo Federal está indo por todo País e hoje está na região, com ministros, para expor o que tem para ajudar os municípios. “Portanto considero uma ação positiva. Mas devemos nos organizar, ter projetos e ter a vida da prefeitura em dia. Assim poderemos ir ao governo federal”, disse.

A Ministra Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, destacou que o objetivo de encontro é aproximar a União dos municípios e abrir as portas do Governo Federal. Ela revelou também que, devido a extensão territorial de Minas, serão realizados mais dois encontros, sendo um em Belo Horizonte e outro no norte de Minas.

Ela afirmou que o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba são regiões estratégicas para o País. Ao citar os prefeitos Paulo Piau e Gilmar Machado, ela afirmou que “perdeu dois importantes deputados na Câmara Federal, mas que Uberaba e Uberlândia ganharam”. Salvatti disse ainda que os deputados da bancada mineira são a ponte entre os municípios e o Governo Federal e que estão atuando com firmeza para trazer recursos e outros benefícios para a região.

Atendimento – A ministra revelou também que o governo está implementando medidas no SINCOV (Sistemas de Convênios) com vista a dinamizar e desburocratizar sua utilização. “Queremos que os ministérios atendam vocês de maneira ágil de modo a garantir o acesso aos projetos da União. O encontro é apenas uma das ferramentas que o governo usará para aproximar a União das prefeituras”, garantiu.

No encontro, com atendimentos individualizados, estavam 12 representações de órgãos federais, como: Ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Planejamento, Orçamento e Gestão, Integração Nacional, Fundação Nacional da Saúde – Funasa, Controladoria Geral da União e Caixa Econômica Federal.

Ideli Salvatti lembrou também que a União deve encaminhar aos municípios entre agosto e setembro a primeira parcela dos 3 bilhões anunciados pela presidente Dilma Roussef, durante a Marcha dos Prefeitos. “Será recurso livre, sem vinculação para que os prefeitos apliquem onde o sapato apertar mais”, destacou.

O prefeito Paulo Piau avaliou como positivo a fala da ministra, lembrando que Uberaba tem se preparado para apresentar projetos e cumprir todas as etapas exigidas pelos SICONV. Sobre a vinda de recursos, o prefeito destacou que será bem usado visto os projetos que já estão em andamento e outros que deseja iniciar. 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar