WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

20/07/2013 - Prefeito prepara relatório a ser enviado a AGU

Paulo Piau também fez uma avaliação do encontro de hoje com o Governador Antonio Anastasia em Uberlândia, bem como as últimas movimentações em torno do gasoduto e da planta de amônia

O prefeito Paulo Piau revelou hoje (19), que prepara um relatório a ser encaminhado a Advocacia Geral da União – AGU, sobre as questões envolvendo o gasoduto e a planta de amônia. Ele explicou que após reunião ocorrida ontem (18), em Brasília, ele se encontrou com o advogado geral da união, Ministro Luís Inácio Adams.

“Ao sair do Ministério de Minas e Energia, com o ministro Edison Lobão e da Agricultura Antônio Andrade, de uma reunião que durou, aproximadamente, 1h30, uma reunião que eu diria dura e tensa, fui sem agenda a AGU e tive a sorte de encontrar com o Ministro Adams que me recebeu e pudemos conversar sobre esta situação que envolve o gasoduto. Ele me pediu um relatório que estou preparando. Já tenho uma nota técnica da Cemig e estou aguardando uma nota técnica da Petrobrás, que deve chegar aqui na segunda-feira e aí a gente coloca um parecer, uma impressão aqui de Uberaba, para que ministro Adams possa montar seu processo”, explicou.

Ainda de acordo com o prefeito, o ministro Adams informou que o “ministro Lobão já tinha feito o contato com ele pedindo para acelerar o parecer da AGU”. Piau acredita também que o mesmo deve ocorrer com o ministro da Agricultura Antonio Andrade.

UDI – Sobre o evento ocorrido hoje (19), em Uberlândia, promovido pela FIEMG, denominado “Rotas para o Futuro”, onde o governador Antonio Anastasia palestrou sobre o “Panorama da Economia Mineira”, um dos temas citados foi o gasoduto. De acordo com o prefeito Paulo Piau, o presidente da Fiemg Estadual, Olavo Machado Júnior, bem como o Regional Uberlândia, Pedro Lacerda, falaram sobre o imbróglio.

“O assunto está aí e precisamos achar os meios de desenrolar este processo de definição. Isto é o que a Petrobrás e a Cemig esperam, que é o parecer da Advocacia Geral da União. O governador tem consciência que a melhor alternativa é o gasoduto de distribuição. A Petrobrás e a Cemig já são parceiras de uma companhia chamada Gas Brasiliano, e querem trazer o gás até aqui. Por outro lado, a ANP acha que o gasoduto tem que ser de transporte para que ele chegue em volume para ir até Brasília, o que não deixa de ter também o seu sentido”, disse.

Piau lembra que o que não pode ocorrer é ficar esperando mais tempo por esta definição. Ele lembra que a Petrobrás pode iniciar a obra da planta em setembro, que é quando finda o processo licitatório em andamento, se a questão do gasoduto for resolvida.

Movimentação - Em relação a toda movimentação ocorrida esta semana em torno das questões que envolvem o gasoduto e planta de amônia, o prefeito afirmou que foram imprescindíveis. Para ele, a reunião da Fiemg – ocorrida na última segunda 15 – foi um grande divisor de águas. Em sua análise, “se ficar a ANP, Cemig, Petrobrás, ministério de Minas e Energia, cada um puxando a corda para um lado, ela já mais iria aluir”. Piau destaca que toda a cobertura ocorrida, levou a questão a nível Estadual e Nacional, pois a imprensa nacional já tomou pé da situação e tem apontado a questão como uma indefinição e burocracia que prejudica o setor produtivo brasileiro.

“Foi uma reunião imprescindível e sem ela não estaríamos aqui debatendo e apertando a todos, pois, a partir desta reunião todos estão apanhando, porque a falta de definição significa que há falha de alguém. E quando a gente não sabe onde está a falha, pois envolve Governo Federal e Governo do Estado eu cito a frase de Guimarães Rosa – Eu não sei de tudo, mas desconfio de muita coisa. Então a reunião desacomodou uma situação que estava acomodada”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar