WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

13/07/2013 - Piau se reúne com autoridades e empresários mineiros em prol do Gasoduto e da Fábrica de Amônia

Na próxima segunda-feira, dia 15, o Prefeito Paulo Piau estará em Belo Horizonte, na sede da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, para a reunião do Movimento Mineiro em Prol do Gasoduto e da Planta da Amônia da Petrobrás. O movimento mineiro foi articulado juntamente com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o Subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços de Minas, Marco Antonio Rodrigues da Cunha e o vice-presidente do INDI – Instituto de Desenvolvimento de Minas Gerais, Maurício Cecílio. Piau ressalta a importância do evento, lembrando que a viabilização destes investimentos é de suma importância para o desenvolvimento de Uberaba e região, bem como para Minas Gerais.

“Estamos indo para a capital mineira com membros do G9, que representam importantes entidades classistas da cidade, o secretário José Renato, técnicos e lá nos reuniremos com as pessoas responsáveis por estes projetos no Estado. Também foram convidados ministros e ainda presidentes das empresas envolvidas e lideranças políticas estaduais. É de suma importância que Minas mostre ao Governo Federal que deseja a implantação destes projetos, que são relevantes para o povo mineiro, de maneira mais ágil”, destacou.

Vale lembra que o movimento surgiu devido ao interesse de Ribeiro Preto SP, no projeto da Planta de Amônia. Outra questão que será discutida é a demora na definição da modalidade do gasoduto que pode ser de transporte ou distribuição.

O gasoduto, com 817Km de extensão, sendo de distribuição, sairia de São Carlos (SP), passaria por Uberaba e Uberlândia, com ramais para atendimento ao polo de minerais fosfatados de Tapira, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio, Patos de Minas e Araguari. Poderá atender um mercado estimado em 4,6 milhões de metros cúbicos de gás por dia, sendo 2,7 milhões para atendimento à nova fábrica de amônia a ser construída pela Petrobras em Uberaba.

A dificuldade se encontra no fato de que a Lei do Gás não estabelece as condições legais para a interligação e gasodutos de distribuição situados em estados diferentes. Sendo o gasoduto na modalidade Transporte, o mesmo tem a denominação de “Gasoduto Brasil Central”. Em fase de projeto, este duto ligaria Brasília a São Carlos. Ou seja, envolveria mais recursos e o percurso do duto é bem maior.

A reunião será realizada às 10h, na sede da Fiemg. O prefeito Paulo Piau retorna a Uberaba na terça-feira.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar