WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

12/07/2013 - Uberaba sediará o Seminário do SUASA

Evento vai esclarecer dúvidas e incentivar a adesão de cada vez mais produtores ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Diante da importância e destaque econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no contexto do agronegócio nacional, além do nível de estruturação da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Uberaba é uma das 32 cidades brasileiras escolhidas para sediar o Seminário Nacional de Serviços de Inspeção Municipal- SUASA.

O Seminário tem apoio integral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e em Uberaba estão sendo convidadas entidades e segmentos da cadeia produtiva, tais como: ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), Emater-MG (Empresa Técnica de Extensão Rural), Certrim (Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro), Instituto Agronelli, movimentos populares ligados à agricultura familiar e universitários do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro) e Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba).

Para o prefeito de Uberaba e presidente da Amvale, Paulo Piau, os encontros agendados para acontecerem em todo o Brasil é a oportunidade para que Governo Federal, a partir dos Seminários Nacionais com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Confederação Nacional de Municípios, possa oferecer informação, suporte e orientação para os gestores municipais em relação às questões e demandas envolvendo a inspeção sanitária de produtos de origem animal (SISBI- POA/SUASA), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Rede Brasil Rural, Formação de Consórcios e Comercialização, para o atendimento das necessidades, acompanhamento dos procedimentos, exigências e controles que a municipalidade deve ter em relação ao assunto.

Com a regulamentação da possibilidade de inspeção de produtos de origem animal surge com enorme prioridade e interesse dos gestores municipais na implantação das ações que abrangem a implementação da inspeção municipal. O assunto é relevante, porém de enorme carência de entendimento, conhecimento e qualificação administrativa e técnica por parte dos municípios.

Localização e abrangência – De abrangência nacional, o projeto começa a ser realizado neste dia 16 de julho, prosseguindo até setembro, com o apoio e iniciativa da CNM e suas Federações Estaduais. Com mais de 230 Associações Microrregionais de Municípios, a CNM busca envolver todos os Estados brasileiros. O projeto encaminha a realização de 32 eventos em todo território nacional e pretende atingir todos os 5 mil 668 municípios. Em Minas Gerais, o Seminário foi programado para apenas duas cidades: Uberaba e Montes Claros. Com a participação média de 400 pessoas por evento. O previsto para Uberaba acontecerá no próximo dia 30 de julho, a partir das 8h30, no anfiteatro “Engenheiro Demilton Dib”, da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), e terá a participação dos secretários de Agricultura e técnicos de toda a região.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP – Assessor de Imprensa Amvale 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar