WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

10/07/2013 - Associações Microrregionais se reúnem para discutir RMTMAP

Para discutir os encaminhamentos da proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (RMTMAP), que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será realizada reunião conjunta das cinco associações microrregionais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nesta sexta-feira (12), às 16h, no Complexo do Barreiro, no Hotel Tauá, na sala Esmeraldas, em Araxá.

A entidade anfitriã é a Ampla (Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá), presidida pelo prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa que, através do secretário Executivo, João Natal Bernardes, convidou as demais associações para estarem representadas na reunião de trabalho. Além da Ampla, a RMTMAP engloba 66 municípios associados à Amvale (Vale do Rio Grande), Amvap (Vale do Paranaíba), Amvarig (Baixo Vale do Rio Grande) e Amapar (Alto Paranaíba).

De acordo com o secretário Executivo da Amvale, Toninho Oliveira, o encontro de Araxá, na realidade, cumpre um calendário de ações com várias reuniões agendadas para as cidades de Uberaba, Uberlândia, Araxá e Patos de Minas. Assim, será dada sequência na discussão do projeto de criação da Região Metropolitana. “O objetivo nosso para esta sexta-feira é discutir a evolução do assunto, como está o encaminhamento na ALMG, por quais comissões já foi analisado e por onde tramitará nas etapas seguintes”, diz. Em agosto, os debates serão realizados na cidade de Patos de Minas.

“Estamos sentindo, agora, um melhor entendimento por parte dos prefeitos. Na última sexta-feira (5), o prefeito Paulo Piau, de Uberaba, esteve discutindo, em Uberlândia, outro tema que não era Região Metropolitana, mas que acabou abrindo leque para essa discussão. Foram manifestações de prefeitos presentes e deputados extremamente favoráveis à criação da RMTMAP. Também estivemos, no mesmo dia, na cidade de Pirajuba, onde, da mesma forma, colhemos informações e sentimentos positivos, junto às autoridades presentes. Realmente, a expectativa é de que isso (aprovação do projeto) aconteça ainda no ano de 2013”, comentou Toninho Oliveira.

A ideia de criação da Região Metropolitana do Triângulo não é nova. Em 2003 já era defendida pelo então deputado estadual Weliton Prado (PT), que apresentou na Casa um Projeto de Lei Complementar (PLC) sobre o assunto. Em 2012, a deputada Liza Prado apresentou o PLC 32, propondo a criação da Região Metropolitana de Uberlândia, composta por nove municípios. Posteriormente, por meio de emenda da própria deputada, o projeto evoluiu para a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.


Lúcio Castellano – MG 04052 JP 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar