WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

02/07/2013 - Exposição sobre Nobel Marie Curie abre agenda de julho da Biblioteca Municipal

Começou nesta segunda-feira (1º) e vai até o próximo dia 25 a Exposição Interativa "Marie Curie" na Biblioteca Municipal de Uberaba, diariamente das 7 às 22 horas. Painéis com fotografias e objetos vão contar um pouco sobre a física polonesa Maria Skodowska Curie (1867-1934), a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, conseguindo se destacar como pesquisadora em uma época em que as universidades eram um domínio masculino. Com a colaboração do marido Pierre Curie, ela “inventou” a radioatividade e descobriu novos elementos radioativos – o tório, o polônio e o rádio.

A professora Silvana Souza do Nascimento, diretora de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e curadora da exposição sobre a cientista, abriu a mostra fazendo conferência no auditório da Biblioteca. A visita realizada pela física a Belo Horizonte e cidades próximas em agosto de 1926 constitui o foco principal da exposição. Marie Curie permaneceu em Minas Gerais por três dias, com o objetivo de conhecer as instalações do Instituto do Rádio, hoje Instituto Borges da Costa, e os médicos locais envolvidos na pesquisa para o tratamento do câncer. Além do relato do itinerário dessa visita, a exposição conta um pouco sobre a história da cientista, seu relacionamento matrimonial e profissional com Pierre Curie e a brilhante carreira de mulher envolvida na pesquisa científica em pleno final do século XIX e início do século XX.

Agenda de Julho

Nesta terça-feira (2), acontece o Atelier de Histórias – Era uma vez na Biblioteca, sob a coordenação da professora Adriana Fonseca, das 14 às 15h30, com participação dos alunos da Centro Municipal de Educação Infantil Cláudia Vilela Mesquita.

Na quinta-feira (4), a Biblioteca Municipal terá a transmissão de teleconferência do Seminário Internacional de Eucação Básica, das 8 às 17 horas. Na sexta-feira (5) prosseguem as atividades do seminário, com o tema “Conhecimento e Currículo”, no mesmo horário.

No dia 8 está programada apresentação de Designer de Interiores – pós ocupação da Biblioteca, por Rafael Ticiano Manzan, às 19h30, na sala de multimeios. Dia 10 tem Bibliotur – Era uma vez na Biblioteca, com professores e alunos da Escola Municipal Frei Eugênio. Ainda nesta data, lançamento do Livro Bernardo Guimarães, por Francelina Drummond, às 20 horas, na sala de multimeios, com coordenação da diretora Ivanilda Barbosa.

Dia 15, mais uma edição do Projeto “Bibliotur – Era uma vez na Biblioteca”, das 14 às 15h30, com professores e alunos da Escola Sapequinha Júnior. Entre os dias 17 de julho e 5 de agosto, acontecerá a Exposição de Fotografias “Redescobrindo Minas”, diariamente das 7 às 22 horas. E entre os dias 27 e 31, colônia de férias das 13 às 17 horas, voltada para crianças de 6 a 10 anos.
 


 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar