WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

28/06/2013 - Mata do Ipê continua em reforma

O trabalho na Mata do Ipê está sendo realizado pela Prefeitura de Uberaba, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, com o apoio de empresas da iniciativa privada de Uberaba. A Mata do Ipê foi interditada no mês de fevereiro devido à grande quantidade de readequações necessárias para o bom atendimento e segurança dos visitantes.

Desde o seu fechamento para a reforma várias ações já foram executadas. O manejo florestal foi à primeira ação, onde foi realizada a limpeza do local com a retirada de galhos secos e plantas mortas. Neste processo, foi feito ainda o plantio de novas mudas de plantas mais adequadas para o local, como também a implantação de placas com a identificação das principais espécies de árvores existentes na mata. As lagoas também passaram por reforma, e sofreu elevação de suas bordas em toda sua extensão.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, todo trabalho está sendo realizado com mão de obra da própria prefeitura e isto requer algumas adequações de pessoal, mas tudo feito em prol de oferecer o melhor para a comunidade. “Estamos empenhados em liberar a mata o mais rápido possível, mas existem alguns serviços que requer tempo e que não tem como acelerar o processo, mas em breve entregaremos a mata para a sociedade com todas as adequações necessárias para oferecer conforto e segurança aos visitantes”, finalizou Indaiá.

O secretário de Meio Ambiente, Vinicius Rodrigues, destacou que o grande problema da Mata do Ipê, do ponto de vista ambiental estava relacionado à grande erosão provocada pelas chuvas, que além de abrir grande buraco no centro da mata, acabou assoreando as raízes de várias árvores do local. “A Mata será reaberta depois que as obras de infraestrutura estiverem concluídas”, disse o Vinicius Rodrigues, destacando ainda que está buscando junto ao IBAMA, a liberação de algumas espécies de aves para a Mata, como por exemplo, pavão, faisão e cisne.

Segundo a diretora de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Luciana Pulasse, existem algumas ações que serão desenvolvidas mesmo depois que a mata esteja aberta a visitação, como por exemplo, o controle das espécies de peixes existentes nos lagos. “Antigamente tínhamos só carpas, mas ao passar do tempo as tilápias tomaram conta do lago. Com o controle da espécie, vamos ter o peixe ornamental de volta”, explica Luciana, lembrando que a Mata está sendo adequada também para atrair novas espécies da fauna e flora brasileiras que darão nova característica no local, servindo de observatório natural para os visitantes, principalmente os estudantes e pesquisadores.

 

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar