WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

28/09/2009 - Semana Nacional do Trânsito movimenta Biblioteca Pública

Semana Nacional do Trânsito Semana Nacional do Trânsito Semana Nacional do Trânsito

Com o lema: ”Se liga na vida, educação é a direção certa”, a SETTRANS iniciou a campanha sobre a Semana Nacional do Trânsito em Uberaba.

Como parceira, a Biblioteca Pública Municipal ‘Bernardo Guimarães” objetiva salientar que a transformação do trânsito só será possível através da educação. Este ideal está sendo construído por ações que proporcionam a participação dos alunos  integrando-os ao processo de aprendizagem.

Pensando em colocar estas ações em prática, foi criado um personagem para simbolizar a campanha: “O Garoto Paradinha”, simbolizado por um semáforo muito preocupado com a violência no trânsito. Ele propõe ideias que resultam no despertar para os valores humanos e para a paz, diminuindo assim os acidentes de Trânsito, que tanto tem causado impactos tristes nas famílias.

A diretora da Biblioteca Pública, Viviane de Almeida Cataldi, com ideais de vanguarda, abraçou a causa e não mediu esforços para que as atividades fossem expressivas e marcantes, no sentido de projetar a campanha não só em Uberaba, mas, também, na região.
As atividades começaram no 1º semestre, integrando Meio Ambiente, Trânsito e Biblioteca, com a culminância no mês de setembro, de acordo com as ações abaixo discriminadas:

Foi realizada uma reunião na Biblioteca com os representantes da SESTTRANS, o Chefe da Seção de Educação no Trânsito, Sr. Hélio Reis dos Santos e a Educadora da Secretaria de Trânsito Dalci Borges, juntamente com a equipe da Biblioteca, Educadora Sueli Gonçalves Miranda, a artista plástica Elânea Aparecida Mariano e a Escritora e Pedagoga Maria Abadia Enes Lombardi.

Foram definidas as atividades e todos os parceiros se empenharam em executá-las. Os alunos da Escola Municipal Esther Limírio Brigagão fizeram exposição dos trabalhos, sobre o Trânsito na Biblioteca, confeccionados juntamente com os professores: maquetes, cartazes, carros recicláveis, desenhos, paródias e frases.

A Escritora Maria Abadia Enes Lombardi elaborou a história “O Garoto Paradinha” que foi contada pelo grupo Pirilim Plim Plim. A culminância aconteceu na sala de Multimeios e no Jardim Suspenso da Biblioteca.
No dia 24/09/2009, a Biblioteca estava em festa. Recebeu 90 alunos da Escola Municipal Esther Limírio Brigadão, juntamente com as professoras, um Tenente e um Sargento da Polícia Militar, representantes da SESTTRANS, o Sr. Hugo representando a Fundação EDUCAR DPaschoal, a Diretora da Biblioteca e demais funcionários.

A História “O GAROTO PARADINHA” fez o maior sucesso com as crianças e todos os participantes. O ponto alto foi a apresentação do boneco “Paradinha” confeccionado em material EVA, idealizado pela artista plástica Elânea Aparecida Mariano e a apresentação do Garoto Paradinha em pessoa, vestido a caráter, como o personagem, fazendo brincadeiras e divertindo o público.

Finalizando as comemorações os alunos lancharam, tiraram fotos, receberam a cartilha “Professor Boris - Educação no Trânsito” e uma caneca comemorativa à Semana do Trânsito. Ficou definido que em 2010 continuaremos com esta parceria que soube transformar pequenas ações em algo significativo e educativo para todos.
 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar