WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

14/06/2013 - Detentos reforçam frentes de trabalho

Através de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Uberaba e a Secretaria de Ação Social e Segurança Pública de Minas Gerais, o município está utilizando a mão de obra carcerária em várias frentes de trabalho. No total cerca de 30 detentos estão realizando o serviço de construção e manutenção de prédios e vias públicas. Uma das frentes é responsável pela construção de um galpão que vai abrigar a oficina de máquinas da Usina de Asfalto.

Tem direito ao benefício de trabalhar fora, o detento que já pode cumprir sua pena em regime semiaberto. Pela jornada de trabalho de 40 horas semanais, cada detento recebe o valor de R$452,00 mensais e para cada três dias trabalhados, tem redução de um dia em sua pena. A concessão do benefício é dada de acordo com a conduta do preso, depois de analisada por equipe multidisciplinar e pela direção do presídio, com o aval do judiciário.

O gestor do projeto em Uberaba, Fábio Antônio da Costa, destacou que o trabalho realizado pelos detentos tem tido destaque pelo compromisso por eles assumido, pela dedicação e principalmente pela socialização a qual eles são submetidos. ”Este projeto é fantástico, temos a oportunidade de estender a mão para o detento e mais do que isso, valorizá-lo como pessoa e como ser humano. Este é um projeto de grande alcance social”, destacou Fábio Costa, frisando que até o final deste mês cerca de 40 presos estarão reforçando as frentes de trabalho, em sua maioria, prestando serviços junto a Secretaria Municipal de Infraestrutura, onde tem apresentado maior demanda.

O titular da Infraestrutura, Roberto Indaiá reforçou o empenho do prefeito Paulo Piau em oportunizar trabalho para os detentos como forma de incentivo para uma vida mais digna e melhor. “Eles tem se mostrado muito interessados em contribuir com a sociedade e a melhor maneira por enquanto é esta, prestar serviços à comunidade, além de ter a mente e o corpo ocupado”, concluiu Indaiá.

Preso por envolvimento no tráfico, o detento A.J, está preso desde 2007 e cumpre pena em Uberaba. Pelo bom comportamento teve o benefício concedido e está inserido no projeto da mão de obra carcerária desde 2012. “Esta é uma grande oportunidade de resgatarmos nossa dignidade e respeito, minha pena foi de 10 anos e 8 meses, já cumpri quase a metade e graças ao projeto da frente de trabalho tenho ocupado minha mente e meu corpo, isto tem me ajudado muito”, concluiu ele. 

Foto: Sebastião Santos

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar