WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

29/05/2013 - Prefeituras vão utilizar o SIMC para aprimorar monitoramento de contratos e convênios

Em reunião ocorrida hoje (28), no Centro Administrativo, as prefeituras da área de abrangência da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) confirmaram que vão utilizar o SIMC (Sistema Municipal Integrado de Monitoramento de Convênios), desenvolvido pela Codiub e SEPPAI (Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetoriais). O programa já é utilizado com êxito pela Prefeitura de Uberaba, cuja finalidade é aprimorar o monitoramento de convênios e contratos. Ainda durante a reunião, os participantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Sebrae, no tocante a parcerias que podem ser viabilizadas pela entidade com os municípios da Amvale.

O prefeito de Uberaba e presidente da entidade, Paulo Piau, juntamente com o secretário Executivo da associação, Toninho Oliveira, apresentou a nova colaboradora do Departamento de Captação de Recursos da Amvale, Gleicemar Barcelos. De acordo com ela, os GMCs (Gerentes Municipais de Convênios), de cada um dos municípios associados à Amvale, virão a Uberaba, no período de 04 a 07 de junho, no Laboratório de Informática da Codiub, onde serão capacitados. “Os Gerentes farão inserção no sistema, de todas as informações disponíveis em termos de captação de recursos. A partir de então, cada prefeitura terá essas informações inseridas, em tempo real, dentro do SIMC”, informou Gleicemar Barcelos.

Também foi fixado o cronograma para capacitação dos GMCs para utilização do Sistema SIMC:

- Dias 04 e 05 de junho, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, GMCs dos

municípios de Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista e Delta;

- Dias 06 e 07 de junho, no mesmo horário, credenciados de Sacramento, Santa Juliana, Veríssimo, Pirajuba, Planura e Água Comprida.

Sebrae - Com a argumentação de que o órgão sempre prima pelo trabalho de esforços compartilhados, o gerente regional do Sebrae Minas – Região Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Marden Márcio Magalhães, disse que “a proposta de parceria com a Amvale nos auxilia, sobremaneira, para que tenhamos os municípios e as empresas envolvidas dessa região no desenvolvimento de ações que possam atender todos eles”.

Outro foco, segundo ele, é aumentar a competitividade dos empresários da região, além de implementar ações voltadas para o fortalecimento da região como um todo, ao destacar que os índices econômicos e sociais da área estão acima da média alcançada por Minas Gerais. Marden Magalhães, acompanhado do analista técnico Marcius Marques Mendes, anunciou que a próxima Rodada de Negócios está prevista para acontecer no segundo semestre, com a participação de grandes compradores.

Assim, junto com os municípios da Amvale, a intenção é que cada Prefeitura faça um esforço de trazer os empresários para participar do evento a ser realizado em Uberaba. A equipe do Sebrae também formulou convite para participação regional no próximo Seminário do Comércio, já tradicional, em parceria com a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) e Sindicomércio (Sindicato do Comércio Varegista de Uberaba).

Progresso – O procurador do município de Uberaba, Paulo Leonardo Vilela Cardoso, durante a reunião, explanou sobre a PPP – Parceria Público Privada. Além do orçamento, informou o procurador, a PPP é um grande motivador do desenvolvimento nacional, porque envolve justamente o trabalho, tanto do Estado quanto de grandes empresas. “Na ponta do processo, as PPPs beneficiam o cidadão naquilo que ele mais precisa”, diz.

Na oportunidade, Cardoso também detalhou alguns dos novos projetos permitidos pela legislação, executados através das PPPs. “Hoje, não basta simplesmente, contar com aquilo que está dentro do orçamento público. Nós podemos buscar parcerias para executar grandes projetos”, analisou Paulo Leonardo.

Avaliação - Ao final da reunião, Paulo Piau avaliou o encontro como proveitoso. “Foi uma atividade prática, objetiva e demonstrou a preocupação de todos com a coisa pública”. Sobre o Sebrae, Paulo Piau qualificou a proposta de trabalho interessante para ajudar os municípios a pensar o seu futuro. “Com a parte da captação de recursos, concluímos por uma série de avanços, dentre os quais, estender a utilização do SIMC a todos os municípios associados”, disse.

Com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer de Uberaba, Alan Carlos da Silva, houve a consulta aos prefeitos presentes, sobre a viabilidade de se realizar uma Copa de Futebol de Campo ou de Futebol de Salão. Os presentes resolveram pelo futsal, por ser mais simples de realizar e que será disputado nas categorias adulto, mirim e o pré-mirim. “O esporte tem o poder de integrar os povos, exemplo da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Com essa iniciativa, esperamos integrar cada vez mais os municípios da Amvale”, completou Paulo Piau.
 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar