Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Governo

28/05/2013 - Prefeitura e Infraero discutem adequações no Aeroporto de Uberaba

O Prefeito Paulo Piau se reuniu com diretores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO, nesta segunda-feira (27), para discutir sobre adequações no Aeroporto de Uberaba.   O projeto prevê adequações na estrutura do aeroporto e a ampliação da pista de pouso.

O assessor especial da Presidência da Infraero, Solimar José Wichrowski, destacou que a capacidade da pista de Uberaba é muito reduzida. Segundo ele, “o avião hoje faz um retorno e volta pela pista, o que aumenta o tempo para decolar e reduz o número de voos, uma vez que só pode ter um avião em trânsito. Sem contar que o tempo para fazer a manobra e depois alçar voo gera um gasto de combustível muito maior”, diz ele.

A principal preocupação da Infraero, porém vai além da pouca capacidade do aeroporto. “Estamos em um ponto em que para trazer aeronaves maiores, nós não estaríamos atendendo a legislação vigente”, ressaltou Solimar.

A construção de uma Taxiway, que é a faixa de pista em um aeródromo em que a aeronave pode rodar (taxiar) para um hangar terminal ou pista, é necessária tanto para que a cidade possa receber aviões de grande porte como também para o cumprimento da legislação. “As casas instaladas no entorno do aeroporto estão ferindo o espaço da pista, pois estão muito próximas”, afirmou Solimar que também apontou que o projeto prevê uma redefinição do terminal, que também estaria infringindo esse espaço.

Na reunião estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, o Secretário de Projetos e Captação de Recursos, Glauber Faquineli Fernandes e o Secretário de Planejamento, Cláudio Costa Junqueira, que já ficou com cópias de documentos, do projeto e de propostas da INFRAERO em mãos que deverão ser encaminhadas a análise técnica.

Um dos pontos previstos no projeto é a desapropriação de casas residenciais situadas nas imediações do aeroporto, para que seja feita a ampliação da pista com a margem de segurança prevista em lei. A INFRAERO se comprometeu a solicitar o mínimo de área possível para que a pista seja construída dentro da legislação. “É importante ressaltar que não há intenção de prejudicar a população desnecessariamente”, enfatizou Solimar.

 Equipes da Prefeitura e da INFRAERO deverão se reunir dentro das próximas semanas para discutir quais áreas são de fundamental importância para a execução do projeto e esboçar uma projeção de estradas, para saber como ficaria a reorganização das ruas do bairro.

O representante da INFRAERO ressaltou que “o andamento rápido das negociações só irá beneficiar o crescimento de Uberaba. Com a construção de um Aeroporto Internacional de Cargas na região, haverá um aumento significativo na aviação executiva e a cidade precisará estar preparada para atender a forte demanda ou acabará perdendo espaço”, disse ele.

Piau reforçou que o desenvolvimento está nas mãos de Minas. Segundo ele a região do Triângulo Mineiro está vivendo o seu melhor momento e Uberaba tem toda a capacidade necessária para se aproveitar desse momento e crescer.

“Não somos uma região qualquer e isolada, damos uma grande contribuição para o desenvolvimento de Minas Gerais. Estamos ricamente abastecidos com instituições de ensino superior federal, estadual e particular, um cenário que cresceu rapidamente nos últimos 10 anos. Está na hora sim de começarmos a pensar em um desenvolvimento mais estruturado da nossa cidade”, afirmou o Piau.

O prefeito ainda destacou que a região está se fechando como instrumento de formação regional e que o poder público tem o papel de fortalecer esse crescimento.  “Estamos trabalhando com a integração entre os municípios para melhorar para a região de forma que todos cresçam juntos. A segregação já é um conceito que estamos tratando como sepultado”, declarou Piau.
 

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub