WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

28/05/2013 - Uberaba se prepara para vencer Macapá no Dia do Desafio nesta quarta-feira

A Prefeitura de Uberaba se prepara para participar, pela primeira vez, do Dia do Desafio. Em disputa contra Macapá, vence a cidade que conseguir mobilizar, nesta quarta-feira (29), das 0h até 21h, a maior porcentagem de pessoas, tendo por base de calculo o número oficial de habitantes do município. A Secretaria de Esporte está realizando panfletagens em pontos chaves da cidade e está entrando em contato com todas as academias e instituições que realizam atividades físicas em Uberaba. Até o momento estão previstas diversas atividades de esporte, ginástica, corridas, alongamentos, artes marciais, e outras. As atividades registradas até então, serão feitas no parque das acácias, SESC, Clube Sesi Minas, Unidade de Atenção a Terceira Idade - UAI, praças e escolas de Uberaba,  no Campo Vila Nova, no Centro Administrativo da PMU, Unidades da Secretaria de Saúde, CEMEAs, no Quartel da Polícia Militar, e academias da cidade.

Qualquer cidadão pode registrar sua atividade física, seja ela caminhada, corrida, natação, alongamento ou outra, elas devem ocorrer pelo menos durante 15min. Todas as atividades são válidas desde que estejam cadastradas na competição pelo link do Dia do Desafio no site da prefeitura, www.uberaba.mg.gov.br.

No Brasil a competição é coordenada pelo SESC de São Paulo, desde 2000. A ideia da campanha surgiu no Canadá durante um rigoroso inverno em 1983, quando a temperatura atingiu menos 20 graus negativos e o Prefeito pediu que às 15h toda a população saísse de suas casas, apagassem as luzas e fizessem uma caminhada de 15min no quarteirão mais próximo.

A ação gerou uma economia de energia que permitiu que se fizesse uma estimativa do número de cidadãos que aderiram à ideia. A experiência deu tão certo que no ano seguinte a cidade vizinha foi convidada a participar da caminhada na mesma data e horário. Desde então teve início o espírito que viria a consolidar a competição.  Difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha, o Dia do Desafio é realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. Nesse ano o evento completa 18 anos no Brasil e é a primeira participação de Uberaba.

O Secretário de Esportes, Alan Carlos destaca que “A competição tem o intuito primordial de incentivar a prática de atividades físicas no que concerne a trazer benefício à saúde, prevenindo doenças e prolongando a vida”.

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar