WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

25/05/2013 - Programa para a educação que pode ajudar na prevenção de doenças é apresentado ao Prefeito


Foi apresentado na tarde de sexta-feira (24), ao Prefeito Paulo Piau o Programa Forma Brasil que será voltado para a implantação de uma política pública de prevenção da obesidade partindo das escolas. O programa prevê a sustentação do que foi chamado de Pilares da Saúde que se baseia na execução de exercícios físicos regulares, alimentação saudável e diagnóstico precoce.
A ideia é implantar o programa nas escolas para ser executado durante todo o ano letivo, com a prática constante de Atividade Física Funcional, somada a realização periódica de uma avaliação física nos alunos. A característica que mais chamou a atenção do prefeito nesse programa é que os dados registrados pelos profissionais de educação física, ao serem lançados no sistema do Forma Brasil, seriam computados automaticamente, gerando dados percentuais da gordura da criança. Quando diagnosticado o excesso de peso ou a propensão a alguma determinada doença, as informações são enviadas diretamente ao sistema do Programa Saúde da Família – PSF, que agendará uma visita dos médicos, visando à realização de um trabalho preventivo de qualquer doença que aquela criança possa vir a desenvolver.

É importante ressaltar que o histórico físico do aluno ficará disponível no sistema e poderá ser integrado ao Sistema Único de Saúde – SUS. Para Piau essa sistematização entre as redes é o maior trunfo do projeto. “É a educação trabalhando junto com a saúde, com diálogo entre as partes para fortalecer o bem estar da população, em um processo em que todos ganham principalmente a população”, diz Piau.

Junior Afonso e Nelson Tirone, autores do projeto, solicitaram ao prefeito a autorização para desenvolver um programa piloto em uma unidade de ensino do município, para que posteriormente possa ser apresentado um resultado efetivo das teorias do projeto aplicadas no dia a dia. “Precisamos aplica-lo de fato para identificar as deficiências e fazer as correções necessárias no projeto, mas é importante reforçar que estamos partindo para a sustentação de uma pesquisa de um ano e oito meses, feita por profissionais que já trabalham na área a um bom tempo”, justificou Junior que também é empresário dono do Colégio Opção.

Piau gostou do que foi apresentado, mas deixou claro que quem irá aprovar a execução do projeto piloto será a Secretaria de Educação. Uma reunião deve ser agendada para as próximas semanas entre as partes. A diretora do Departamento Cultural, Edilene Leal levantou que alguns pontos terão que ser discutidos e alinhados, mas reforçou que a secretaria está aberta a diálogos e disposta a conversar sobre a questão.

Também estiveram presentes, a educadora Sonaly Machado, a subsecretaria de saúde, Gisele Paula Martins, a diretora da Escola Municipal Santa Maria, Valéria Salgado, o empresário Bruno Vilela da empresa Soul Advisory, responsável por prestar a consultoria em tecnologia da informação para o desenvolvimento do sistema operacional do programa e o advogado do grupo, Isaque Rodrigues.

 

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar