WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

22/05/2013 - Piau quer mobilizar associações para contratar consultoria para RM

Prefeito também avaliou como positivo a união na Câmara Federal em torno à criação da RM

No sentido de cumprir as legislações que norteiam a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o prefeito Paulo Piau, que também é o presidente da AMVALE (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), sugeriu a contratação de uma consultoria técnica para municiar o projeto, através de um consórcio de associações, sendo elas: AMVALE, a AMVAPE (Associação da Microrregião do Rio Paranaíba), AMPLA (Associação da Microrregião do Planalto de Araxá) e AMAPAR (Associação da Microrregião do Alto Paranaíba).

“Estamos atrasados e temos que agilizar o procedimento. Se a Lei requer esta consultoria e levantamento de informações, vamos fazer isso. Podemos ratear os custos entre as associações. Assim daremos um passo concreto e necessário para viabilizar a região metropolitana”, disse.

Segundo o prefeito, o secretário executivo da AMVALE, Antônio Sebastião de Oliveira, que também faz parte da comissão especial para viabilizar a Região Metropolitana, poderá trabalhar neste sentido. “O Toninho tem feito um grande trabalho junto a Amvale, temos conseguido unir as cidades e viabilizar importantes projetos como a contratação da Terra Ambiental, para o PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico. Sendo assim, vamos conversar e tentar viabilizar a contratação, pois acredito que o valor não ficará alto se todas as associações interessados puderem colaborar”, avaliou.

Apoio - Vale lembra que esta semana a Assembleia de Minas, promoveu Audiências Públicas em Uberlândia e Uberaba, para discutir a criação da RM. Segundo a autora da proposta, deputado Liza Prado, a bancada mineira na Alemg está mobilizada e unida em prol do projeto. Por outro lado, deputados federais, também mostram interesse em defender e auxiliar a proposta. Na cidade vizinha o deputado federal Weliton Prado, lembrou que a União tem rubricas específicas para as regiões metropolitanas, no que diz respeito a recursos voltados para Saúde, Transporte, Infraestrutura, entre outros. “Não faltarão recursos. Os municípios só têm a ganhar com a criação da região metropolitana. Além destas rubricas, existem projetos do governo federal que beneficiam, especificamente, cidades com mais de 500 mil habitantes e RM’s”, revelou, reafirmando aos prefeitos participantes do evento “que não tenham receio da criação da RM, pois todos só têm a ganhar”.

Vale lembrar que o deputado Weliton Prado, que durante seu mandato como deputado estadual lutou pela criação da RM, será o relator geral da proposta orçamentária de 2014. Seu nome foi indicado esta semana pela bancada petista e ele garantiu que apoiará os projetos voltados para a RMTMAP.

LDO - Participando da Audiência em Uberaba, o deputado Aelton Freitas sugeriu inserir no PAC, dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, o projeto do Aeroporto Internacional. Ele lembrou também que outros dois deputados federais mineiros podem auxiliar no projeto, visto que Danilo Fortes é o relator geral da LDO e Miguel Correa, amigo de Piau atua na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industrial e Comércio e na Comissão de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. “Podemos nos unir na Câmara Federal e trabalhar em prol do projeto. Infraestrutura é à base de tudo. Quem sabe conseguimos este aeroporto, dentro das obras do PAC, para 2014. Temos que tentar e trabalhar politicamente”, disse ele.

Mediante a disposição dos deputados estaduais e da mobilização dos federais, o prefeito Paulo Piau definiu as audiências como um sucesso, mas que agora é o momento de fazer acontecer. “Foi excelente a discussão, conseguimos nos unir e mostrar que pensamos em prol do coletivo. Outras vão ocorrer, visto o comprometimento da autora do projeto a Deputada Estadual Liza Prado, bem como do presidente da assembleia Dinis Pinheiro. Mas hoje é um novo dia e agora temos alguns desafios a cumprir. Acredito que podemos iniciar com a união das associações e a contratação desta consultoria. Sendo assim, daremos iniciou a este trabalho e continuaremos com a busca de apoio, pois estamos no caminho certo”, finalizou.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar