WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

15/05/2013 - Biblioteca Municipal oferece palestra sobre o papel dos militares na construção da Amazônia

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães oferece nesta quarta-feira (15), um bate papo com o historiador e doutor em Desenvolvimento Sustentável, pela UnB, Tássio Franchi, que apresentará um estudo sobre o papel dos militares na construção da sociedade brasileira, em específico analisando os últimos séculos de desenvolvimento da Amazônia.


O encontro terá início às 19h30, na sala de multimeios da Biblioteca, com o tema “Entre quartéis e discursos, as Forças Armadas e a Amazônia no século XX”. Franchi discorrerá em cima de uma pesquisa feita sobre a ação dos militares na ocupação da Amazônia no decorrer do último século. Ele tem por base a análise dos discursos dos militares da época. Sua pesquisa foi feita através de textos, documentos, livros e correspondências escritas por militares no qual foi levantado à visão e forma deles pensarem o território brasileiro, como eles idealizaram a Amazônia e como contribuíram para sua ocupação.


A pesquisa culminou na tese de doutorado de Franchi em desenvolvimento sustentável, na UNB. O evento é aberto a toda a comunidade que queira conhecer e discutir o assunto e principalmente a professores, alunos do colegial, militares e acadêmicos de história e engenharia ambiental. A coordenadora do encontro é a diretora da Biblioteca Pública Ivanilda Barbosa.


Atelier de história - Ouvir e contar histórias infantis


Durante a tarde, a biblioteca recepciona as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Ângela Beatriz Bonádio que terão a oportunidade de participar, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), do projeto Atelier de história. Na oportunidade as crianças irão conhecer a “Casa dos Livros” e terão contato com o mundo da literatura de forma lúdica. O passeio nos dois dias terá início às 14h30, sob a coordenação de Adriana Fonseca e Cláudia Cavalcanti. A presença importante é o Bernardinho, um boneco de fantoche que recepciona a criançada junto com Adriana, incentivando e mostrando aos pequenos os prazeres da leitura. As atividades são executadas no intuito de estimular a imaginação das crianças. Elas assistem desenhos animados na sala de multimeios, como se estivessem indo no cinema e ouvem as histórias dos livros, tanto através de objetos quanto por contação de histórias. No final as crianças ainda realizam trabalhos artísticos, no setor infanto-juvenil, com o tema das histórias infantis.
 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar