WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

08/05/2013 - Pela primeira vez Uberaba participará do Dia do Desafio

Uberaba competirá com a cidade de Macapá. Será considerada a vencedora do Dia do Desafio à cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes.

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, pela primeira vez participará do Dia do Desafio. O evento, que é uma realização do SESC, foi criado no Canadá, sendo difundido no mundo inteiro pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Segundo o secretário Alan Carlos da Silva, o evento tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, visando o bem estar e a saúde. O Dia do Desafio é coordenado pelo SESC desde 2000 e envolve parcerias com o poder público, sociedade civil, entidades classistas e empresas, entre outros.

No Dia do Desafio, que acontecerá em 29 de maio, Uberaba competirá com Macapá, conforme sorteio realizado esta semana. Neste dia, todas as atividades físicas que ocorrerem nas escolas, academias particulares, academias ao ar livre, e outros, serão contabilizados e registrados. Ao final do dia, por volta das 21h o resultado é anunciado e a cidade que conseguiu o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes é declarada vencedora.

Lembrando que o foco do evento é a mobilização popular para a atividade física, o secretário lembra que a pasta promoverá reuniões com as entidades educacionais, academias e empresas e outras entidades, visando à participação das mesmas, no intuito de sensibilizar as pessoas para praticarem, pelo menos, 15 minutos de exercício no Dia do Desafio. “A competição é importante, mas o principal objetivo é que as pessoas percebam a importância do exercício físico, de se movimentar”, disse Alan.

Atividades – De acordo com a programação, poderão ser registradas as seguintes atividades: Caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, tênis, exercícios em empresas, gincanas, jogos e brincadeiras de movimento, aulas de dança, atividades aquáticas, práticas corporais (yoga, pilates, tai chi chuan, Lian gong, entre outros) e artes marciais.

Registro – De acordo com o Alan, nos próximos dias a equipe de smel divulgará como será feito o registro das atividades por Uberaba, que podem ocorrer de várias formas, como e-mail, telefone 0800 ou por outros contatos da prefeitura. Cada cidade adota um sistema de anotação de resultados. O resultado final do desafio será divulgado pela prefeitura e também no site do Dia do Desafio – diadodesafio.com.br. Em 2012 participaram os seguintes países do continente americano: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Adversário – A cidade de Uberaba competirá com Macapá que, segundo dados do IBGE, tem população de 415.554 habitantes, sendo a 53ª cidade mais populosa do Brasil e a 5ª cidade mais populosa do norte.

História do Dia do Desafio - Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar