WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

03/05/2013 - Prefeito recebe embaixador da Namíbia

Lineekela fez propostas relativas a intercâmbio no agronegócio, aeroporto de cargas e pediu apoio para negociações junto a Embrapa

 Dentro das agendas voltadas para a Expozebu, o prefeito Paulo Piau recebeu ontem (2), pela manhã, o Embaixador da República da Namíbia, Linnekela Mboti. Na pauta da reunião, a troca de experiências e tecnologias e pedido de apoio para que o prefeito ajude em negociações com a Embrapa.

Durante a conversa o embaixador explicou ao prefeito que o País pretende investir no agronegócio e, para isso, tem intenção comprar maquinário agrícola, para processamento de leite, fertilizantes e outros produtos do setor. “Por isso estamos aqui. Queremos conhecer as tecnologias e trocar conhecimento. Nossa intenção é colocar o agronegócio da Namíbia como uma de nossas atividades principais, visto a produção de alimento. Também gostaríamos que o prefeito nos auxiliasse nas tratativas com a Embrapa. Tivemos uma primeira reunião e temos interesse que a Embrapa faça um trabalho em nosso País, mas preciso que alguém nos ajude a dar encaminhamento a esta negociação e sabemos que o prefeito Paulo Piau tem uma boa relação em Brasília e pode nos ajudar”, destacou.

Mboti explicou que tem acompanhado as discussões em torno da criação de um aeroporto de cargos entre Uberaba e Uberlândia e sugeriu, quando se tornar realidade, uma ponte aérea para a Namíbia. Ele afirmou que uma ponte aérea entre Uberaba e seu País, seria de 8h de voo, sendo que ainda poderia ser estendido de Namíbia para os Emirados Árabes, Mumbai, na Índia e Macau, na República Popular da China. “Este projeto, se concretizado, e com o interesse que temos em fechar negócios na cidade, seria ideal um avião cargueiro e um de passageiro que fizesse esta rota. Nossos aeropostos estariam abertos para este voo. Podemos inclusive, fazer uma escala direto na cidade de Gobabis, no Estado de Omaheke, que é onde estão os principais agropecuaristas da Namíbia e a maior quantidade de gado Brahman”, afirmou.

O prefeito destacou que está a disposição para negociar junto a Embrapa o andamento de uma parceria, bem como afirmou interesse em estreitar a relação com a Namíbia. Ele explicou que buscará mecanismos, como o Rotary e Lyons, para auxiliar nas tratativas, visto que estes clubes de serviço têm atuação nas duas cidades. “É importante estas parcerias, pois temos muito a oferecer e eles também. Fico satisfeito em saber que Uberaba merece a atenção dos dirigentes de Namíbia e quero manter esta relação que, com certeza, terá bons resultados em termos socioeconômicos para os dois Países”, disse.

A agenda do embaixador, que estava acompanhado do primeiro secretário da embaixada, Siluja Kabuku, incluiu ida a várias empresas da cidade, a fazenda do empresário Marco Túlio Paolinelli, e também recepção oficial na Superintendência do Arquivo Público, onde foi recebido pela banda do 4º Batalhão da Polícia Militar e agraciado com materiais históricos sobre a cidade.

Mboti, explicou que a Namíbia, cuja capital é a cidade de Windhoek, tem população estimada em dois milhões de habitantes. A principal atividade do País, segundo o embaixador é a extração de minerais, como: diamante, cobre e urânio, sendo que no caso deste último, Namíbia é o 5º maior produtor do mundo. A atividade extrativista corresponde a 20% do PIB do País e faz da Namíbia o 4º maior exportador de minerais não combustíveis da África.

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar