WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

09/03/2013 - Governo Federal apresenta projetos aos prefeitos da região

Atendendo solicitação do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio (Amvale), prefeito Paulo Piau, técnicos da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apresentaram os projetos do Governo Federal em favor dos municípios.

Paulo Piau abriu o encontro no Centro Administrativo, nesta sexta-feira (8), destacando que 2013 vai determinar o sucesso dessas administrações que estão começando agora porque no próximo haverá eleições presidenciais e estaduais. Ele lembrou que em junho de 2014 vence o prazo para que os municípios implantem solução para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos e não deve ser prorrogado. Disse ainda que as cidades estão perdendo a luta contra as drogas e que o Projeto “Crack – é possível vencer” por seu nome só admite isso.

“Não podemos ficar de braços cruzados”, ressaltou Piau, lembrando a todos os prefeitos presentes que na próxima sexta-feira (5) será a vez de se encontrarem com os técnicos do Governo de Minas para discutir os projetos em favor de seus municípios.

O gerente de atendimento para Minas Gerais da Secretaria de Assuntos Federativos, Joedes Marques, declarou que a presidenta Dilma Rousseff quer que o Governo Federal seja o facilitador na viabilização de projetos para as cidades brasileiras. Neste sentido, a Funasa é a responsável pela elaboração de projetos para municípios até 50 mil habitantes na área de saneamento e resíduos sólidos. “Falta projetos e o presidente Lula viu isso lá atrás. Os ministérios estão sendo estruturados para elaborá-los e atender os municípios, para contribuir com obras e serviços cheguem às populações que mais precisam”, observou ele.

O analista técnico Sérgio Abocater afirmou que a Funasa está preparada para atender todos os municípios de até 50 mil habitantes, com projetos e recursos para fornecimento e tratamento de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos urbanos, além de apoio a gestão. Segundo ele, a fundação é responsável pelo PAC2 para os pequenos municípios, com recursos a fundo perdido e sem contrapartida financeira.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar