WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

12/01/2013 - Paulo Piau é eleito presidente da AMVALE

Onze prefeitos estiveram presentes na reunião realizada pela AMVALE – Associação dos Municípios da Microregião do Vale do Rio Grande, no Centro Administrativo da PMU. Na pauta do encontro estavam o Hospital Regional, a destinação do lixo que atenda a Lei de Resíduos Sólidos, a criação da região metropolitana e a definição da nova diretoria da entidade. O prefeito de Uberaba Paulo Piau foi eleito o novo presidente da AMVALE em substituição ao ex-prefeito de Sacramento Wesley De Santi de Melo, o Baguá.   A nova diretoria ainda é composta ainda pelo vice-presidente, Lauzita Resende – prefeita de Delta, tendo no Conselho Fiscal Ademir Ferreira de Melo – prefeito de Campo Florido, Celson Pires de Oliveira – prefeito de Conceição das Alagoas e Oscar Carneiro Filho – prefeito de Santa Juliana.  Piau se disse honrado com a presidência e declarou que o maior desafio da AMVALE , além de continuar o que ele considera um bom trabalho realizado é aproximar ainda mais as cidades para juntos combaterem os problemas em comum. “Precisamos caminhar juntos, obviamente respeitando a individualidade de cada município. Essa postura nos fará cada vez mais fortes”, disse. Antônio Oliveira, o Toninho vai continuar respondendo pela secretaria executiva da entidade.


Samu Regional - Os prefeitos também discutiram a questão do consórcio intermunicipal de saúde com relação ao Hospital Regional e se propuseram a avançar rumo a um modelo de gestão ideal e que atenda a todas as cidades. A prefeita Lauzita vai presidir o consórcio, o secretário municipal de saúde em Uberaba, Fahim Sawan, será o representante do município na entidade. Fahim tem experiência nesse modelo e durante a reunião dos prefeitos, pôde se reunir em separado com os secretários municipais de saúde de cada cidade. De acordo com ele, o discurso de Piau será a tônica da atuação junto aos demais municípios. “Estamos à disposição deles para fazer um trabalho regional”, disse. Segundo o secretário, todos os esforços que Uberaba fará serão acompanhados pelas cidades vizinhas, como a organização da atenção básica, Unidades de Saúde com horário estendido, ampliação do PSF (Programa de Saúde da Família) dentre outras ações. Tudo isso, para que diminua a sobrecarga na Unidades de Pronto Atendimento. “Quanto mais houve resposta para o problema na origem, ou seja, nas próprias cidades, menor é o impacto nas UPAs. Portanto, o nosso trabalho não é apenas local e sim regional. Saúde é um problema de todos nós”, disse Fahim.  As cidades também se comprometeram a destinarem as AIH - Autorização de Internação Hospitalar -  para o Hospital Regional quando este estiver em funcionamento, com isso os recursos para a instituição vão aumentar.  Também ficou acertada a ampliação da ação do Consórcio de Saúde. De acordo com Fahim, existem algumas ações, recursos e convênios que são destinados apenas para quem possui um consórcio ativo e atuante, como no caso do SAMU regional e transporte de pacientes para consulta agendada, tudo feito com recursos do Governo Federal.
Lixo - Já a questão do lixo foi considerada prioritária, pois o descumprimento da lei em vigor pode “engessar” os municípios que deixaram de receber recursos do Governo Federal. Um estudo técnico será realizado para definir a destinação dos resíduos de maneira regionalizada, ou seja, um local adequado e estratégico com condições de atender a toda região. 
 
Além de Paulo Piau, o prefeito anfitrião, estiveram presentes no encontro:
 
GUSTAVO DE ALMEIDA GONÇALVES - ÁGUA COMPRIDA
CELSON PIRES DE OLIVEIRA - CONC. DAS ALAGOAS
ADEMIR FERREIRA DE MELO - CAMPO FLORIDO
LAUZITA REZENDE DA COSTA - DELTA
VERA LUCIA GUARDIEIRO - CONQUISTA
PAULO ROBERTO BARBOSA - PLANURA
RUI GOMES NOGUEIRA RAMOS - PIRAJUBA
BRUNO SCALON CORDEIRO - SACRAMENTO
OSCAR CARNEIRO FILHO - SANTA JULIANA
REINALDO SEBASTIÃO ALVES - VERISSIMO
 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar