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Infraestrutura

27/12/2012 - Traçado do anel viário de Uberaba é discutido em audiência pública

Traçado do anel viário de Uberaba é discutido em audiência pública. Foto: Francis Prado Traçado do anel viário de Uberaba é discutido em audiência pública. Foto: Francis Prado

Com a presença de representante do Ministério dos Transportes, a Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (dia 27) audiência pública para a discussão do traçado do anel viário de Uberaba. O evento foi aberto pelo prefeito Anderson Adauto, que destacou o trabalho feito pelo governo municipal junto ao Governo Federal para a inclusão das obras do rodoanel no PPA - Plano Plurianual de 2012-2015, com investimentos da ordem de R$ 592 milhões para sua execução, sendo R$ 17 milhões já assegurados para o próximo ano.

Anderson Adauto explicou que a audiência pública é uma exigência do Ministério dos Transportes, para a discussão com os interessados sobre o traçado do anel viário, sendo este o momento para questionamentos e interposições. “Fizemos os trevos, duplicamos as rodovias que passam pelo perímetro urbano, estamos fazendo as ruas laterais e, iniciamos, o trabalho para a viabilização do rodoanel, cumprindo com o que planejamos”, explicou AA.

Segundo ele, vencidas essas etapas o primeiro passo do governo municipal foi desenvolver o projeto executivo do anel viário, que terá 65km de extensão em pista dupla, mureta central, faixa de acostamento e iluminação. Em seguida foi feita a ação política de inclusão da proposta no PPA e sua conseqüente aprovação pelo Congresso Nacional e sanção presidencial. Agora, a fase é de consulta pública, através desta audiência. Paralelamente está sendo feito trabalho junto aos ministérios para dotação de verbas nos próximos orçamentos do Governo Federal e conseqüente liberação.

O presidente do Codau – Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba, José Luiz Alves, articulador do projeto junto a esfera federal, explicou que gestões estão sendo feitas para que o rodoanel de Uberaba seja incluído na 2ª chamada pública e integrado ao PAC2. “Tivemos a aprovação do projeto de Uberaba na integralidade, contemplando todo o trajeto de 75km em pista dupla, previstos no projeto executivo”, salientou José Luiz Alves.

O projeto do rodoanel, desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, envolve a execução de quatro lotes distintos e deverá custar em torno de R$ 592 milhões. O Lote 1 tem 18,5 km de extensão e vai desde a BR-050, trevo sentido Uberlândia, após o Alfredo Freire, passando pela BR-262 (sentido Campo Florido) até a MG-427 (sentido Frutal). O lote 2 parte da MG-427, cruza com a Filomena Cartafina (sentido Vale Fértil) e chega até a BR-050 (sentido SP) com extensão de 16 km. O Lote 3 sai da BR-050 e continua até a BR-262 (sentido Araxá) e chega à BR 464-MG (sentido Nova Ponte) por mais 19,5 km. E o lote 4 parte da MG 427, cruza com a estrada sentido IFTM (após a Univerdecidade) e encontra com o lote 1 na BR 050 percorrendo outros 18,5 km. Todas as obras de arte especiais, desapropriações e sinalizações já estão previstas no orçamento.

Representando o Ministério dos Transportes, o uberabense e analista de infraestrutura José Eduardo Tibery explicou que sua presença é para tomar conhecimento do projeto, desenvolvido pelo município. Sua atuação tem o objetivo de contribuir para a agilização dos trabalhos.

 
 
 

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