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Biblioteca Municipal

16/09/2009 - Mutirão de Leitura movimenta Biblioteca Municipal

Mutirão de Leitura movimenta Biblioteca Municipal Mutirão de Leitura movimenta Biblioteca Municipal

O projeto Mutirão de Leitura, da Secretaria Municipal de Educação, movimentou a Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães” na tarde desta quarta-feira (16), na realização de sua última etapa e premiação dos vencedores do concurso. O projeto foi lançado em 2007 com o objetivo de desenvolver a leitura ainda na época de alfabetização, ou seja, até os oito anos de idade. A ideia de consolidar o ensino através do incentivo à leitura, gerou melhoria no ensino fundamental das crianças da rede municipal.

Ele é dividido em duas edições, uma em agosto e outra em novembro. Durante todo o primeiro semestre as escolas municipais trabalham o desenvolvimento das crianças através de Cantinhos de Leitura, teatro e outras atividades e, ao final do prazo, uma criança é escolhida para representar sua escola. Elas passam por um concurso de leitura de trovas, fábulas e lendas junto à uma banca de jurados. São escolhidas três delas para receberem os prêmios: medalhas de ouro e prata e livros novos. O processo se repete em novembro, na segunda etapa.

Este ano foram 28 crianças entre as zonas urbana e rural da cidade, cada uma delas representando a sua escola. Além dos alunos, o Mutirão de Leitura recebeu os familiares e a coordenação de cada escola, na sala de leitura infantil da Biblioteca Municipal, com lanches e histórias. A professora-coordenadora do projeto, Adriene Cristina Pontes Alves Silva, anunciou as escolas vencedoras: Escola Municipal Reis Júnior, com a aluna Maria Eduarda Pimental de Castro em terceiro lugar, a Escola Municipal Madre Maria Georgina, com a aluna Ana Júlia Costa de Souza em segundo lugar, e em primeiro lugar ficou a Escola Municipal Gastão Mesquita Filho, da zona rural de Ponte Alta, com a aluna Vitória Rita Correa.

Nilsa Consuelo Alves Pinheiro, diretora do Departamento Pedagógico, conta que o projeto é de grande ajuda para o incentivo à leitura. “O projeto tem sido muito bom, o Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (SAEM) já tem ótimos resultados entre as crianças de 7 e 8 anos. Ajudará, inclusive, no exame da Prova Brasil quando eles estiverem mais crescidinhos”, ressalta. Um dos alunos presentes, de uma escola rural, respondeu de forma rápida e clara quando questionado se sabia o que era uma fábula: “sei sim, fábula é uma história de animais que tem no final uma lição de moral”.

A chefe de seção do Ensino Fundamental, Maria Inês de Martino Prata, elogiou a inteligência do garoto e parabenizou a escola representante. Em clima de festa a vencedora Vitória conta que se sentiu muito feliz com o prêmio. “Eu costumo ler muito em casa, queria muito ganhar”, comemorou a garota de 8 anos.

 
 
 

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