WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

18/09/2012 - IPHAN, IEPHA e CONPHAU se reúnem para inventariar a memória de Chico Xavier

IPHAN, IEPHA e CONPHAU se reúnem para inventariar a memória de Chico Xavier IPHAN, IEPHA e CONPHAU se reúnem para inventariar a memória de Chico Xavier

Reunião realizada nesta terça-feira (18) contou com a presença de técnicos do IPHAN, IEPHA e CONPHAU, todos institutos de patrimônio histórico e artístico, respectivamente federal, estadual e municipal e também da Superintendência de Museus para organizar cronograma de trabalho para inventariar a história de Chico Xavier.

De acordo com a coordenadora do CONPHAU, Juliana Melo, uma promotora entrou com uma ação, tendo por bem a conservação do nome do médium, e tendo conhecimento do trabalho já realizado pelo município, agrupou as esferas para ajudar a viabilizar a catalogação de todo o acervo relacionado à memória de Chico Xavier.

Segundo Carlos Rangel, do IEPHA, essa reunião teve como objetivo principal formar o plano de ação de preservação da casa do médium e bens associados, bem como fazer o inventário do acervo e organização museológica.

O filho do médium, Eurípedes Higino, explica a coordenadora Juliana, já tem através do museu do Chico, grande material arquivado. E, também por meio dele, um empresário do sul do país resolveu patrocinar e assim montar a estrutura necessária para agilizar o inventariado. “Nenhum órgão tem equipe grande suficientemente para realização deste trabalho e com esse patrocínio será possível então contratar uma empresa especializada”, pontua a coordenadora do CONPHAU, acrescentando que os três órgãos, tendo inclusive uma especialista em museologia, fiscalizarão o arquivamento. “Esse é um momento especial, tendo em vista que toda a história e o trabalho feito por Chico Xavier é de interesse nacional”, fecha a coordenadora.

E para que a ação seja realizada da maneira correta, o IPHAN irá ministrar o curso “Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC”, para a equipe de trabalho.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar