WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

20/07/2012 - Uberaba é uma das cidades pré-selecionadas para recursos do PAC Mobilidade Médias Cidades

Ministra Miriam Belchior cita a cidade como exemplo de projeto
 
Governo federal lançou nesta quinta-feira, dia 19, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, que irá ao todo disponibilizar R$ 7 bilhões em financiamento, recursos de Fundo de Garantia, a 75 municípios entre 250 mil e 700 mil habitantes para obras de transporte coletivo urbano.

Secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, que participou da reunião de lançamento em Brasília, explica que Uberaba foi selecionada no ano passado e estava como primeira cidade junto a outras 36 a receber recursos. “Mas, por razões do governo federal que não nos compete discutir, o recurso não saiu”, acrescenta o secretário, pontuando que o projeto contemplado será novamente enviado para habilitação. Segundo Karim, na oportunidade a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, usou Uberaba como exemplo de orientação aos outros prefeitos presentes dizendo que a cidade sai na frente não só por ter um projeto completo, mas também pela qualidade e parceria, referindo-se ao plano de trabalho realizado junto com a equipe do arquiteto Jaime Lerner.

Mauad ainda pontuou que diante da não liberação da verba do ano passado, a cidade e o prefeito Anderson Adauto se mobilizaram e a primeira parte leste oeste do projeto, que vai da Univerdecidade ao Bairro de Lourdes, já está sendo construída. Mas, com a possibilidade do recurso, a administração municipal irá resgatar o projeto completo que inclui infraestrutura, uma ligação maior com viaduto, recapeamento e revitalização em geral, bem como a norte sul.

Para o secretário, as regras para pleiteio da habilitação devem ser publicadas na próxima segunda-feira e desta data até 31 agosto é o prazo de envio das cartas consultas. Provavelmente em novembro, acredita ele, após as análises, sairão as selecionadas. “Ou seja, fica um grande legado para a próxima administração, com recursos e projetos suntuosos a serem concretizados”, enaltece Karim, observando que a Prefeitura irá buscar recursos próximos a R$ 80 milhões, que deverão ser contratados em duas etapas.

Em Minas, as cidades que poderão concorrer dentro do PAC Mobilidade Médias Cidades são Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Betim e Contagem.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar