WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

14/06/2012 - Uberaba é exemplo na preservação do patrimônio histórico

O presidente do Conphau – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, Gilberto Rezende, declarou nesta quarta-feira (dia 13) que a cidade é exemplo para o país com sua política de preservação da memória. Afirmação foi feita durante assinatura da ordem de serviço para reforma e restauração do casarão da família Furtado na Praça Rui Barbosa.

Segundo Gilberto, o diferencial do município está no fato do governo municipal ter adotado políticas públicas de incentivo à preservação, fomentando a locação, a manutenção pelos proprietários e até mesmo adquirindo imóveis. “Uberaba é um exemplo para outros municípios, estados e o país como um todo”, destacou ele.

O prefeito Anderson Adauto disse que gostaria de ter sido prefeito em épocas anteriores, para ter preservado ainda mais o patrimônio da cidade, principalmente os imóveis daquela região da cidade, constituído no período do apogeu econômico do zebu. No entanto, observou que estava feliz com os resultados das políticas criadas por sua administração, lembrando do importante papel do ex-procurador geral do município Valdir Dias de incentivador, juntamente com os integrantes do Conphau.

O próprio Valdir Dias afirmou que teve a felicidade de propor e o prefeito com sua sensibilidade de preservar a memória da cidade. “Graças à percepção do Anderson e o trabalho da equipe, vemos a materialização da preservação de vários imóveis importantes no acerto histórico da cidade”, completou.

Em seguida, o prefeito assinou a ordem de serviço para que a construtora RCA faça a reforma e restauração do casarão, orçado em R$ 520.078,79. O prédio irá abrigar a nova sede do Conphau e terá um espaço destinado a ações culturais, exposições, cursos de artesanato, entre outros. Segundo o prefeito Anderson Adauto, no local também irão funcionar alguns serviços da Prefeitura voltados à população. O terreno dos fundos será destinado à construção do Restaurante Popular.

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar