WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

05/05/2012 - Casarão da família Salomão é tombado

Residência pertencente à família do empresário uberabense Gilberto Salomão, radicado em Brasília, localizada no cruzamento das ruas Coronel Manoel Borges e Afonso Rato, no centro de Uberaba, foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). A solenidade de descerramento da placa de tombamento ocorreu na noite desta sexta-feira (dia 4).

O prefeito Anderson Adauto ressaltou o desprendimento da família Salomão que tanto contribui e contribui para o desenvolvimento da cidade. Segundo ele, o ato é um exemplo a ser seguido por outros proprietários de imóveis históricos, tão importantes para a preservação do patrimônio de Uberaba.

Em nome dos familiares, Gilberto Salomão narrou a história de seu pai, Pedro Salomão, em prol do desenvolvimento do município. Contou que o casarão foi construído em 1941 e o restauro foi coordenado por Luiz Arduini Canassa.
O secretário de Governo, Rodrigo Mateus, lembrou que na presidência da Fundação Cultural teve a oportunidade de ver a tramitação do projeto de tombamento deste imóvel junto ao Conphau. E, naquela data, tinha satisfação de participar do tombamento efetivamente.

Durante a solenidade, o presidente e o vice-presidente do Conselho do Patrimônio, Marcos Bilharinho e Gilberto Resende, apresentaram os novos integrantes. São titulares Alexandra Maria Roso, Valdir Dias, Marcos de Almeida Bilharinho, Lélia Bruno Sabino, Fuad Cecílio, Léo Lima Beschizza, Iná Bittencourt de Souza Barbosa, Ani de Souza Arantes Santos, Glaura Teixeira Nogueira e Lima, Gilberto Resende e Nardival Sebastião da Silva. Os suplentes do Conphau são Henri Ennes Brandão Carvalho, Aldo Luís Pedrosa, Sâmia Borges dos Santos e Renato Formiga do Nascimento. Fazem parte da equipe técnica Juliana Almeida de Melo e Daniela Velludo de Souza.

De acordo com Juliana Almeida, da equipe técnica do Conphau, toda residência foi restaurada há aproximadamente dois anos e todos os móveis estão preservados.

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar