WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

26/04/2012 - Convênio da PMU com Embrapa permitirá ligação do conjunto Tancredo Neves a Univerdecidade

O prefeito Anderson Adauto participou de audiência nesta quinta-feira (dia 26) com a diretoria da Embrapa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) em Brasília, para definir convênio que permitirá a abertura da avenida de ligação entre o conjunto habitacional Tancredo Neves e a Univerdecidade, para escoamento de veículos dos moradores do novo bairro. Também foi discutida a execução de obras que beneficiarão a Vila Celeste, com o município executando serviços que beneficiem a Fazenda Experimental Getúlio Vargas, onde funciona o Centro de Pesquisas da Embrapa e Epamig, como contrapartida.

Desde o ano passado, a PMU busca firmar um plano de ações necessário à implantação de equipamentos públicos de abastecimento de água, escoamento de águas pluviais, esgotamento sanitário e sistema de circulação urbana na área da Fazenda Experimental Getúlio Vargas e estabelecer contrapartidas a serem devidas pelo município de Uberaba em função de cada uma das intervenções realizadas.

O Codau têm a necessidade de executar uma série de obras dentro da área, como as redes de esgoto e de águas pluviais da Vila Celeste, redes de esgoto do Residencial Tancredo Neves (emissário São Bento), redes de esgoto e adutora de água para atender o campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a avenida ligando o bairro Tancredo Neves à rotatória da av. Randolfo Borges, na Univerdecidade, avenida ligando a Vila Celeste com a rua Irmão Afonso e ligação da rua Olavo de Gregório, Centro da Girolando, Fazu e av. Tutunas.

Pelo protocolo de intenções, a Epamig e a Embrapa terão como contrapartidas do município a construção de redes de esgotos, reformas e adequações nas construções internas e execução de passeios e alambrados na sede da Fazenda Experimental, onde deverão ser pavimentadas novas vias.

O prefeito Anderson Adauto ressaltou que “hoje temos uma fazenda dentro da cidade. Isso é um problema ou uma solução? Estamos buscando uma solução para ambas as partes, que nos permitirá construir soluções para os problemas existentes”, observou o prefeito. De acordo com AA, essas obras são necessárias para que várias ações sejam executadas em favor de moradores dos bairros que estão no entorno da Fazenda Experimental, que também será beneficiada por essa infraestrutura, e da própria Embrapa e Epamig.

O pesquisador da Epamig que participou das negociações, Reginério de Faria, disse que a proposição vem ao encontro de inserir o Centro de Pesquisa da Epamig/Embrapa no planejamento urbano. E desta forma urbanizar, com redes de esgoto, passeios, muros e novas vias de circulação a área da sede da Fazenda Experimental Getúlio Vargas, que inclusive é tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). “Essa parceria com o município possibilitará que o Centro de Pesquisas seja integrado ao perímetro urbano. E ao mesmo tempo transforma-lo num ponto turístico, como é a ABCZ”, completou.

Agenda. Ainda na capital federal, Anderson esteve na Secretaria de Assuntos Institucionais da Presidência da República, onde tratou da assinatura do decreto criando a ZPE – Zona de Processamento de Exportação, já aprovada por seis ministérios no Conselho Nacional das ZPEs e do Anel Ferroviário de Uberaba. No Departamento de Infraestrutura Terrestre (DNIT), o chefe do Executivo fz novas gestões para implantação do Anel Viário de Uberaba, já incluído no PPA – Plano Plurianual do Governo Federal.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar