WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

20/04/2012 - Abertura da Exposição do Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino

Abertura da Exposição do Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino Abertura da Exposição do Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino Abertura da Exposição do Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino

Ontem à noite dia 18/04/2012, às 19:00 horas na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães foi aberta a exposição do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino, que levou vida e obra do escritor aos alunos da rede municipal de ensino com  objetivo de incentivar a aproximação da leitura e o conhecimento da obra do escritor. 

O projeto está sendo realizado em duas fases:

  • A primeira, iniciada em 15 de fevereiro de 2012, com realização de oficinas com os alunos das escolas públicas e apresentações culturais a partir das obras  do autor.
  • A segunda fase do projeto, iniciada ontem, é a exposição de peças que contam a vida e a obra do autor, e mostras de trabalhos feitos pelos alunos.

A solenidade, no Pátio Cultural, contou com a participação de 300 pessoas. Um público eclético, formado em maior parte por alunos e professores e alguns diretores das escolas do ensino fundamental e do projeto EJA - Educação de Jovens e Adultos da rede municipal. Também estavam presentes usuários da Biblioteca e outros convidados de diversos segmentos sociais.

A diretora da Biblioteca Municipal, Viviane Cataldi, em seu discurso de abertura ressaltou a importância do projeto para as escolas de Uberaba, pelo valor literário imenso da obra de Fernando Sabino. Parabenizou os diretores das escolas municipais e os professores pelo envolvimento e empenho na execução do projeto, o que resultou a bela exposição que a Biblioteca Municipal sentiu honrada em abrigar.

Diversas apresentações artístico-culturais, como: teatros, leitura dramática, rap e outras - resultado das vivências de leitura em torno das obras de Fernando Sabino nas salas de aula - foram feitas no decorrer do evento, com a participação dos alunos das escolas: E. M. Uberaba, E. M. José Macciotti, E. M. Santa Maria, E. M.Monteiro Lobato.
A aluna Jenniffer Delamares Ferreira, da Escola Municipal Monteiro Lobato, fez a leitura de "A Última Crônica", na versão que ela mesma reescreveu.

A professora Marta Beatriz Alves Vasconcelos, da E. M. Profª. Esther Limírio Brigagão fez a apresentação de uma paródia da música Andança, que emocionou o público, sendo ovacionada ao final.

A Cia. de Teatro Rouge apresentou uma Performance da adaptação da crônica "Feliz Aniversário", arrancando aplausos de todos os presentes.

Outro momento especial da noite foi o depoimento da escritora uberabense Vânia Maria Rezende, falando da estreita amizade que cultivou com o escritor Fernando Sabino, inclusive trocando diversas correspondências com ele, as quais, inclusive, compõem o material da exposição na Biblioteca. Ela ressaltou a importância do contato com o autor para estreitar o relacionamento com outros escritores, especialmente Ziraldo. Aproveitou a ocasião para agradecer ao Bernardo Sabino, filho do escritor e idealizador do projeto, por essa importante e feliz iniciativa que tanto enriqueceu a educação e a cultura em Uberaba.

Na sequência Bernardo Sabino  fez um depoimento emocionado, falando da admiração pelo pai e por sua obra. Ele aproveitou o momento e revelou que além do material já doado para as escolas como livros e DVDs das obras de seu pai, estava naquele instante doando 120 exemplares de livros do autor para a Biblioteca Municipal. A Secrertária de Educação Mara Denise Pascoalini Boscolo e a diretora da Biblioteca Viviane Cataldi receberam a doação simbólica do acervo.

Na sequência a Secretária titular da pasta da SEMEC fez seu pronunciamento, representando o Prefeito Anderson Adauto. Ressaltou o grande trabalho do chefe do Executivo Municipal em investir na educação e na cultura. Falou sobre a importância do projeto e de como a educação de Uberaba, já desde o ano de 2005, está afinada com essa proposta, enquanto iniciou a aceleração de um processo de democratização do livro e incentivo a leitura literária no município. Parafraseando ela disse: “ A educação de Uberaba já teve um encontro com o escritor Fernando Sabino, de longa data”. Ressaltou a atuação fundamental do ex Secretário de Educação José Vandir de Oliveira para alavancar os níveis de leitura na rede municipal.

Para encerrar com chave de ouro o evento e as apresentações artísticas da noite, Milo Sabino fez a Leitura Dramática do texto poético "Ser Mineiro" de Fernando Sabino. O músico Cacá Perez, numa participação especial, acompanhou o ator com música de sua trilha.

O evento encerrou-se com a visitação da exposição pelo público presente, após um delicioso coquetel, com presenças de alguns escritores uberabenses, dentre os quais citamos Tiago de Melo Andrade e Vânia Rezende.
 


 
 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar