WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

16/04/2012 - Seminário Brasil-Moçambique busca interações entre países na luta contra a fome

Seminário Brasil-Moçambique busca interações entre países na luta contra a fome. Foto: Enerson Cleiton Seminário Brasil-Moçambique busca interações entre países na luta contra a fome. Foto: Enerson Cleiton Seminário Brasil-Moçambique busca interações entre países na luta contra a fome. Foto: Enerson Cleiton

Aberto na manhã desta segunda-feira, dia 16, o seminário Brasil-Moçambique – Juntos contra a Fome através do desenvolvimento agropecuário.Autoridades, técnicos e lideranças agropecuárias dos dois países estão reunidos na busca de soluções para aumentar a produção e a produtividade da agropecuária moçambicana.

Na abertura do evento, o vice-prefeito Paulo Miguel de Mesquita, representando a administração municipal, disse que Uberaba fica feliz em receber a comitiva e expressou que “essa missão é uma guerra muito importante, onde não há mortos, pois é uma luta pela vida”.

Já o deputado federal Paulo Piau, recentemente vindo de reuniões à África, salientou que “muito se fala em PIB – Produto Interno Bruto com o capitalismo selvagem em que as coisas são maiores que o ser humano, mas é necessário ter em foco que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo ainda passam fome”, pontuou o deputado, acrescentando que Moçambique passa por dificuldades nesta área e o Brasil pode, através de uma relação de ganha-ganha, mostrar sua experiência e ajudar a alavancar o crescimento deste país.

Antes do seu discurso, o 1º ministro da República de Moçambique, Aires Bonifácio Baptista Aly, foi informado pelo presidente da Câmara Municipal, que será agraciado com o título de cidadão uberabense.

No uso da palavra, Aires falou da importância da transferência de conhecimento e estreitamento entre os dois países. Ele explicou que Moçambique passa hoje por um momento de crescimento, principalmente na questão agropecuária, e tem se buscado trabalhar para a solidificação da economia e para a melhoria das condições de vida do povo moçambicano. O primeiro ministro salientou as estratégias e programas de incentivo de melhoramento agrário que o país vem desenvolvendo para ter resultados efetivos tanto na área de produção, como também na de processamento e industrialização.

Após os discursos iniciais, teve início o seminário com o painel “Políticas e Programas de Desenvolvimento Sustentável para Moçambique”, apresentada pelo representante da ABC – Agência Brasileira de Cooperação, Frederico Dimas de Paiva. Em seguida o tema discutido foi a cooperação japonesa e a parceria com o Brasil para o desenvolvimento agrícola de Moçambique exposta pelo representante sênior da JICA no Brasil, Satoshi Yoshida.

O seminário prossegue nesta terça-feira (17) com o painel “Ambiente de Negócios em Moçambique” e a apresentação dos estudos para projetos de desenvolvimento agropecuários e agroenergia para o país, este último sob a coordenação da Fundação Getúlio Vargas. O encontro será finalizado com a assinatura de memorando de entendimento delineando a implantação de projetos de desenvolvimento agropecuário para Moçambique contra a fome. Nos dias 18 e 19, a comitiva faz visitas técnicas às propriedades rurais do Grupo Santa Fé, Usina Coruripe, IFT e ABCZ.

O evento conta com a organização da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Moçambique, por meio do presidente Sinfrônio Júnior. Além das autoridades citadas, participaram também da abertura do evento o representante do Governo Federal, Marco Antônio Viana Leite, que é coordenador do Programa Mais Alimentos, o representante da FAO no Brasil, Helder Muteia e deputado estadual Antônio Lerin.

A comitiva de Moçambique ainda conta com a presença das autoridades do embaixador Murade Isaac Murargy, ministro do Turismo, Fernando Sumbana e dos vices-ministros de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banzi e da Agricultura, Antônio Limbau.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar