WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

16/01/2012 - CONSOCIAL aborda transparência na gestão pública

CONSOCIAL aborda transparência na gestão pública. CONSOCIAL aborda transparência na gestão pública. CONSOCIAL aborda transparência na gestão pública.

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Controladoria Geral e Secretarias de Governo e Desenvolvimento Social, realizou nesta segunda-feira, dia 16, a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social – CONSOCIAL.

Dando início à cerimônia, representando o prefeito Anderson Adauto, secretário de Governo, Rodrigo Mateus Signorelli,  saudou os participantes e organizadores e, falou do processo evolutivo ocorrido nos últimos anos, incluindo nas administrações públicas, que possibilitam às informações serem transmitidas em milésimos de segundos. “Isso permite darmos aos cidadãos a transparência necessária e fundamental. A população tem o direito de conhecer o que acontece dentro da esfera pública”, pontuou o secretário acrescentando que o caminho da informação é irreversível.

Controlador do município, Otoniel Inês Sobrinho, disse que a comissão responsável pela realização da etapa municipal, já organiza a estadual, que ocorrerá em Uberaba no dia 10 de fevereiro. “Ambas as conferências são preparatórias para a estadual, que acontece em Belo Horizonte nos dias 14 e 15 de março”, explicou o controlador. Segundo Otoniel, na etapa regional serão eleitos seis delegados e vinte propostas deverão ser fechadas para o encaminhamento do evento do Estado.

Após a explanação, ele proferiu a palestra “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, pontuando que o objetivo principal do evento, além de promover a transparência, é estimular a participação dos cidadãos. Ele acredita que, uma vez que o engajamento da sociedade civil é voluntariosa, é necessário estimular a curiosidade ao tema. “Sabemos que muitos assuntos que dizem a respeito a uma administração pública são complicados de entendimento pelo cidadão comum não envolvido diretamente com esta, como é o caso do Portal da Transparência. Mas após aguçado o interesse a sociedade organizada tende a buscar esta interpretação em conjunto, procurando as ferramentas necessárias para a compreensão efetiva”, opina o controlador que também debateu sobre a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
Os participantes do evento foram convocados para a etapa regional, que contará com representantes dos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Comendador Gomes, Conquista, Delta, Nova Ponta, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo.

 

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar