WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

05/01/2012 - Smel faz balanço de atividades em 2011 e apresenta as prioridades para este ano

O prefeito Anderson Adauto recebeu neste início de semana o balanço das atividades da Secretaria de Esporte e lazer (Smel), entregue pelo secretário Carlos Dalberto de Oliveira, Belzinho. Na reunião também foram definidas as prioridades para o ano que se inicia.

BALANÇO - Algumas atividades e ações mereceram destaque em 2011, como a parceria com o Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti). Aproximadamente, 18 mil alunos foram atendidos no contraturno do ensino regular nos núcleos espalhados por Uberaba.

Uberaba também sediou a segunda etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) recebendo 34 cidades e mais de 2.500 alunos/atletas nas competições de futsal, handebol, basquete, voleibol, xadrez e atletismo durante o mês de junho. Foram utilizados oito ginásios para jogos, uma pista de atletismo e 10 escolas para alojamentos.

Na terceira etapa, realizada na cidade de Juiz de Fora, no mês de agosto, Uberaba participou com 90 atletas que orgulharam a cidade com a conquista de muitas medalhas.

Outro destaque foi à realização dos Jogos Escolares de Uberaba (Jeura), entre os meses de setembro e novembro, envolvendo 5.700 alunos/ atletas de 54 instituições educacionais de Uberaba, das redes pública municipal, estadual, federal e privada, obtendo recorde absoluto em número de atletas envolvidos e escolas em toda a história dos jogos.

Também houve a participação em competições estaduais, nacionais e internacionais, com a Smel participando de vários campeonatos de futsal, judô, karatê, voleibol, dentre outros), nacionais (taekwondo, jiu-jítsu, bocha, atletismo, goalball, natação, etc.), e internacionais (bocha PPD, atletismo PPD, levantamento olímpico PPD, etc.) em parceria com clubes, Associação de Deficientes de Uberaba (Adefu), academias, etc.

A participação nos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI 2011) com 330 atletas mereceu destaque pelo recorde de participação em diversas modalidades, como equipes de basquete, handebol, futsal, voleibol, atletismo, natação, judô, xadrez, karatê, taekwondo, ciclismo, montain bike, tênis de mesa, peteca, ginástica artística e equipes do paradesporto com basquete de cadeiras de rodas, atletismo e natação. A classificação final de Uberaba foi a melhor conseguida em todos os tempos. Uberaba ficou classificada em lugar no computo geral no Jimi 2011.

O Programa de Ginástica Orientada esteve presente em 18 diferentes locais de Uberaba, nos quais os profissionais de educação física da Smel em parceria com a Secretaria de Saúde atende cerca de 1mil pessoas que na sua maioria são idosos, hipertensos e ex-sedentários.

Iniciado mais para o final do ano o Projeto Academia para Todos que atualmente conta com cinco academias devidamente instaladas em diferentes pontos de Uberaba com intuito de oferecer a oportunidade de sedentários, idosos, hipertensos, obesos e toda a população interessada em desfrutar de equipamentos adequados para a aptidão cardiorrespiratória e neuromuscular bem como para melhoria da qualidade de vida.

Os campeonatos Interbairros e Varzeano de futebol de campo são competições para os atletas de futebol de campo que moram nas comunidades urbanas e/ou prestam serviços, e que não participam de competições organizadas pela Liga Uberabense de Futebol (LUF) ou do Campeonato das Comunidades Rurais. Em 2011 envolveu 900 atletas.

Já o Campeonato das Comunidades Rurais (Ruralão) é uma competição de futebol de campo entre equipes das comunidades rurais com o objetivo de integrá-las através do esporte. Este ano de 2011 o projeto envolveu 600 atletas.
O Torneio Uberaba de Natação foi organizado pela Smel, em parceria com a Associação Aquática Uberabense. Foram seis etapas nas piscinas públicas municipais do Cemea Abadia, Cemea Boa Vista e da E. M. José Geraldo Guimarães, as quais receberam 600 atletas de março a novembro.

O Circuito Uberaba de Corrida Rústica foi destaque, com seis etapas de março a novembro, em diferentes bairros. O número de atletas foi de 700 inscritos, que disputaram provas com distância entre 5km e 10km em manhãs de domingo.
A terceira edição da Copa Djalma Santos de Futsal, organizada em parceria da Smel com ACIU e Sesi, teve participação de 49 equipes e 469 atletas, nas categorias sub 8, adulto feminino, adulto masculino, sênior e máster. A competição foi realizada entre os meses de abril e junho, envolvendo os associados da ACIU. Os jogos aconteceram nos ginásios do Jockey Proeti e do Sesi.

A XV edição da Copa Uberaba de Futsal abrigou 169 equipes participantes com 2.873 atletas, divididos nas categorias sub 11, sub 13, sub 15, sub 17, adulto masculino, sub 17 feminino e adulto feminino. A competição começou em agosto e terminou no mês de novembro. Nos três meses e meio de competição, foram 286 jogos, com média de oito gols por partida, recorde em relação ao número de equipes e atletas participantes.

O convênio com a Liga Uberabense de Futebol em todas as suas competições envolveram aproximadamente 12 mil atletas inscritos, sendo que destes, 4.777 assinaram súmula de acordo com o cronograma dos campeonatos realizados de março a dezembro totalizando 781 jogos.

O convênio com a LUF proporciona a realização de competições esportivas de futebol de campo nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil, júnior, amador A, amador B, amador C, máster A, máster B, sênior e amador feminino, vindos de clubes registrados na Liga Uberabense de Futebol de Uberaba e região, como Delta, Conquista, Água Comprida, etc.

INFRAESTRUTURA - Foram realizadas obras em 2011que beneficiaram vários bairros da cidade como a ampliação do “Complexo Zé Galinha”; a construção do Complexo Zé do Tiro II; o Ginásio Elza Amui (Conselho Afro); a cobertura das quadras do São Cristovão e Água Santa/ Boa Vista; a instalação das academias nas praças do Abadia, Jorge Frange, Magalhães Pinto (praça do quartel), no “Complexo Zé Galinha” e Por do Sol; iluminação e reforma da praça da Independência; e construção do Campo de futebol de São Basílio.

PLANEJAMENTO - As prioridades pontuais para 2012 foram definidas pelo prefeito Anderson Adauto e o secretário Belzinho. As principais são a construção de quadra no Jardim Canadá;  a manutenção dos campos, quadras e praças de esporte; a conclusão da obra Costa Teles / Silvério Cartafina, construção de campo  no Copacabana, construção de quadras no Santa Fé, em Ponte Alta, Alvorada e no Manoel Mendes; licitação do Centro de treinamento Saulo Castro (USC); comodato de USC de 25 mais 25 anos no Jardim Canadá e solução das casas no local; e, além disso a continuação das mesmas ações, projetos e competições realizadas no ano de 2011.

Para o secretário de Esporte, Belzinho, em 2012 a grande prioridade será o trabalho e a criatividade. “Já iniciaremos as competições com anúncio para os próximos dias, não paramos de trabalhar. E é assim com muito trabalho, dedicação e criatividade para buscar recursos com parceiros que tivemos no ano passado e outros novos é que daremos continuidade ao trabalho, sem nos esquecer da formação de jovens atletas, para a reformulação de elencos em todas as modalidades esportivas e também na área de lazer em 2012, para o povo de Uberaba”, afirma o secretário.
 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar